Capa (13)

Mercosul é pauta da visita a Argentina e Chile

23 de julho de 1998

Para conhecer a realidade política e econômica da Argentina e Chile, um grupo da Associação dos Jovens Empresários do Ceará (AJE), liderado pelo presidente Eduardo Diogo, esteve em visita aos dois países no período de 23 de julho a 8 de agosto de 1998. Os debates giraram em torno da atuação do Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul).

A programação incluiu reuniões com instituições governamentais e entidades representativas de classes empresariais, além de visitas à empresas de grande porte. Na maior parte dos encontros, o grupo esteve acompanhado do cônsul honorário do Chile no Ceará, Cleber Cunha.

Durante a permanência na Argentina, os membros da missão tiveram encontro com a presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Produção da Argentina, Maria Arsenia Tula, e com o presidente da Confederação Geral Econômica da Argentina, Gerardo Casarello.

No encontro com o grupo da AJE, Maria Arsenia destacou a importância do Mercosul para o crescimento da economia argentina. Segundo ela, os números apontam para uma consolidação dos países membros em relação a outros blocos econômicos.

Para Gerardo Casarello, “operar num novo mercado, além de ampliar as oportunidades de crescimento da empresa, estimula a competitividade em nível global”. A Confederação Geral Econômica da Argentina, presidida por Casarello, é uma entidade que congrega, principalmente, pequenas e médias empresas argentinas.

Em Santiago, as discussões envolveram os problemas regionais, como a adoção de barreiras protecionistas entre os países membros e os parceiros (Chile e Bolívia). O grupo teve encontro com dirigentes da Enersis S.A., empresa chilena de geração, transmissão e, principalmente, de distribuição de energia elétrica. A Enersis adquiriu, por US$ 868 milhões, 51% da Coelce, privatizada em 1998.

Capa (12)

A prefeita de Almirante Brown/Argentina, Hebe Maruca, entrega comenda ao presidente da AJE, Eduardo Diogo

1

Visita da comitiva da AJE à sede do Banco Itaú na Argentina

3

O presidente da Generacion Empresarial, Pablo Zalaquett, recebe a missão da AJE para discutir o Mercosul

2

A diretora da Unesco para a América Latina, Ana Luiza Machado (centro) com os membros da AJE