angola

Secretários da Seplag têm agenda no Governo de Angola

19 de junho de 2012

O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, e o secretário adjunto, Philipe Nottingham, estão na República de Angola, atendendo convite da ministra do Planejamento angolano, Ana Dias Lourenço. A viagem tem o propósito de compartilhar com membros do Governo daquele país a experiência cearense de planejamento, com foco na gestão por resultados, incluindo o sistema de monitoramento WebMapp. O Governo de Angola tem interesse em estabelecer um protocolo de cooperação com o Governo do Ceará nas áreas de planejamento e gestão de projetos, formação de pessoal nessas áreas e desenvolvimento de índices econômicos.

Os dois secretários foram recebidos no Ministério do Planejamento para uma reunião com a ministra Ana Dias e assessores, oportunidade em que conheceram a estrutura do Governo angolano e do Ministério, além do processo de planejamento e gestão de projetos de Angola. Eduardo Diogo e Philipe Nottingham estiveram reunidos também com os ministros do Planejamento, Educação, Saúde, Telecomunicações e Tecnologia da Informação, e Energia e Águas, além de vice-ministros e técnicos da área de planejamento de todo o ministério. Na ocasião, os gestores angolanos receberam informações sobre o sistema de planejamento e gestão do Ceará, incluindo o WebMapp. O secretário Eduardo Diogo esteve reunido também com o Governador da Província da Luanda. Integram ainda a missão os técnicos da Seplag, George Kilmer Chaves Craveiro e Agnaldo Ramos Barbieri, e o colaborador Jorge Alberto Cavalcanti Alcoforado, que integrou a equipe responsável pela criação e implantação do MAPP, à época terceirizado na SEPLAG..

O interesse do Governo de Angola na experiência cearense de planejamento nasceu em dezembro do ano passado, quando a ministra Ana Dias foi recebida pelo governador Cid Gomes e, posteriormente, esteve também na Seplag, participando de reunião, recebendo informações detalhadas do funcionamento  do sistema de planejamento do Governo do Estado.  A ministra, juntamente com sua comitiva, foi recepcionada pelo secretário adjunto da Secretaria do Planejamento e Gestão, Philipe Theophilo Nottingham, pelo secretário executivo, Marcos Antônio Brasil e por técnicos da Secretaria.

A comitiva da ministra foi formada pelo Vice Ministro para o Planejamento, Pedro Luís da Fonseca; pelo Diretor do Instituto Nacional de Estatística (INE), Camilo Ceita; pelo Diretor da Direção Nacional de Investimento Público (DNIP),  Gabriel Leitão, pelo Diretor da Direção Nacional de Desenvolvimento Territorial (DNDT), Victor Hugo; pela Diretora do Gabinete,  Ana Fernandes e pelo consultor da Angola, o economista Paulo César Batista.

Conforme a ministra Ana Dias, o modelo de planejamento do Estado do Ceará, o de gestão por resultado, despertou a atenção de Angola. “O Ceará tem enfrentado nos últimos anos desafios do ponto de vista estrutural que tem a ver com a alteração do nível de desenvolvimento do próprio Estado. Isto também nos levou a vim conhecer o Estado do Ceará. Angola é um país com uma organização administrativa bem diferente do Brasil. Somos um Estado Unitário com 18 províncias e ao nível de cada território há níveis de desenvolvimento diferentes”, comentou.

Angola-Luanda (11) Angola-Luanda (10) Angola-Luanda (9) Angola-Luanda (8) Angola-Luanda (7) Angola-Luanda (6) Angola-Luanda (5) Angola-Luanda (4) Angola-Luanda (3) Angola-Luanda (2) Angola-Luanda (1)

Tags:, ,