dsc_0043

Eduardo Diogo lembra humanismo de Niemeyer na abertura do Fórum

6 de dezembro de 2012

 Secretários estaduais de Planejamento e Gestão/Administração iniciaram na manhã desta quinta-feira, dia 6/12, em Belo Horizonte, o Fórum Consad & Conseplan, em solenidade que teve a presença do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e foi aberta com homenagem à memória do arquiteto Oscar Niemeyer, falecido na noite de quarta-feira, 4/12, com um minuto de silêncio.

O secretário do Planejamento e Gestão, e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), Eduardo Diogo, lembrou em sua saudação aos participantes do encontro a obra de Niemeyer. “Gostaria de destacar um pouco de humanismo nesse momento de perda desse grande brasileiro”, disse o secretário da SEPLAG, lembrando que Osmar Niemeyer, apesar de carioca, teve um laço muito forte com Minas Gerais, principalmente quando o mineiro Juscelino Kubitschek foi Presidente da República.

Ao falar no evento, o governador Antonia Anastasia manifestou sua satisfação de ver o tema Agenda Federativa incluído na pauta do encontro. “Falar em federação hoje no Brasil é algo triste. Nosso modelo é obsoleto. O Brasil não tem espírito federativo, somos centralizadores. Precisamos romper esse modelo”, defendeu o Governador mineiro, enfatizando que o conceito moderno de federalismo se baseia na solidariedade entre os entes.

Ex-secretário da Administração e Planejamento de Minas Gerais, Antonio Anastasia destacou ainda a dimensão que a sociedade brasileira atribuiu à gestão pública a partir da Constituição de 1988. “Qualquer gestor sabe que não basta um bom discurso se não houver um lastro de bons resultados na gestão”, salientou.

Anfitriã do encontro, o secretário do Planejamento e Gestão de Minas Gerais e vice-presidente do CONSAD, Renata Vilhena, disse na abertura do evento que a gestão eficiente com foco nos resultados faz a diferença, pois a sociedade tem cobrado cada vez mais. “Buscamos ferramentas para o aperfeiçoamento dos serviços públicos e vencer esse desafio”, reforçou Renata Vilhena.

Falou ainda na abertura do Fórum CONSAD & CONSEPLAN o secretário do Planejamento e Gestão da Paraíba e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (CONSEPLAN), Gustavo Nogueira, que comentou a importância da discussão dos temas da pauta na atual conjuntura brasileira.

Tags:, ,