Secretário cumpre agenda em Brasília

Secretário cumpre agenda em Brasília

31 de janeiro de 2013

Com  uma pauta de temas envolvendo ações relativas à Agenda Comum de Gestão  Pública, assinada no ano passado com o Governo Federal, e ao VI  Congresso Consad de Gestão Pública, o secretário do Planejamento e  Gestão, e presidente do Conselho Nacional de Secretário de Estado da  Administração, Eduardo Diogo, participou nesta quinta-feira, dia 31/01,  de reunião, em Brasília, com o Secretário-executivo Adjunto do  Ministério, Guilherme Estrada.

Durante  a conversa, Eduardo Diogo falou sobre a primeira iniciativa resultante  da criação da Agenda Comum, que é a viagem da missão internacional que  levará secretários estaduais do Planejamento e Gestão aos Estados Unidos  e Canadá, no período de 6 a 16 de fevereiro de 2013, para conhecer  experiências dentro dos eixos temáticos que compõem a Agenda. Os dois  trataram ainda de temas relacionados ao VI Congresso Consad de Gestão  Pública, programado para o período de 16 a 18 de abril deste ano, no  Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, bem como do 89º  Fórum Consad, que será realizado de 27 de fevereiro a 1º de março, em  Natal (RN).

REUNIÃO NO CONSAD

Eduardo  Diogo esteve reunido também com o Comitê Científico da Consad, que deu  início à seleção das melhores propostas de trabalhos e painéis do VI  Congresso Consad. O secretário da SEPLAG e presidente do Conselho  destacou o aumento do número de propostas recebidas este ano,  totalizando 601 trabalhos e painéis. Em 2012, o Consad recebeu 514  propostas. “Isso é evidência de que o Congresso tem evoluído a cada  ano”, destacou.

O  Comitê é formado por Evelyn Levy, especialista em Gestão Pública,  Fátima Cartaxo, especialista setorial do BID, Arlete Araújo,  representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ciro  Fernandes Christo, representante do Ministério do Planejamento,  Orçamento e Gestão, José Carlos Vaz, representante da Universidade de  São Paulo, Regina Pacheco, coordenadora especial para Administração  Pública e Governo (Eaesp), Janann Medeiros, professora da Universidade  de Brasília, e Marco Tulio Zanini, professor da Fundação Getúlio Vargas  no Rio de Janeiro.

Após  essa etapa, os autores das propostas selecionadas deverão enviar os  trabalhos escritos até o dia 20 de março de 2013. A divulgação dos  trabalhos e painéis será realizada no dia 4 de fevereiro, pelo endereço  eletrônico www.consad.org.br

GRUPO DE TRABALHO

O Grupo de Trabalho criado pelo Consad para discutir  as ações relacionadas à Agenda Comum de Gestão Pública entre a União e  os Estados esteve reunido nesta quinta-feira, na sede do Consad, em  Brasília (DF). O secretário da Seplag e presidente do Consad, Eduardo  Diogo, destacou a importância das orientações do Grupo de Trabalho (GT)  para a construção coletiva de iniciativas.

Assinada  durante o Fórum Consad & Conseplan, evento realizado em dezembro de  2012, em Belo Horizonte (MG), a Agenda estabelece diretrizes e  prioridades de investimentos no campo do fortalecimento da gestão  pública, a serem adotadas no período de 2013 e 2016. O documento  contempla 10 eixos temáticos, sendo oito deles propostos pelo Consad.  “Com a Agenda Comum, a gestão pública é pensada independentemente de  mandatos”, observou Eduardo Diogo.

O  GT é formado por representantes de Secretarias estaduais. Participaram  das discussões Luciana Durand (SP), Marcos Brasil (CE), Carlos Alberto  de Matos (DF) e Luiz de Almeida Capela (RJ). Contou ainda com a presença  do representante do Departamento de Inovação e Melhoria da Gestão do  Ministério do Planejamento, Ubajara Leite.

As  deliberações do grupo serão apresentadas ao Conselho no dia 28 de  fevereiro, durante o 89º Fórum Consad, em Natal (RN), quando os  Secretários poderão indicar seus representantes para participarem do GT e  avaliar os encaminhamentos.

NO BANCO DO BRASIL

A  última etapa da agenda do secretário Eduardo Diogo nesta quinta-feira  em Brasília foi no Banco do Brasil, onde esteve reunidos com o  gerente-executivo da Diretoria de Governo do Banco do Brasil (BB), Vasco  Sarinelo, e com o gerente Antônio Sávio Lins. O objetivo do encontro  foi fortalecer as relações de parcerias entre as instituições. Naquela  ocasião, Vasco Sarinelo comentou que o BB orgulha-se em oferecer suporte  para iniciativas que têm como objetivo o aperfeiçoamento da gestão. “O  Banco do Brasil está apoiando políticas de governo que são essenciais  para o desenvolvimento do País. O Consad faz parte disso”, destacou.

Tags:, ,