13-11-2013-2

Secretário faz palestra sobre “Agenda Comum de Gestão Pública”

13 de novembro de 2013

 Apresentação foi no V Seminário de Avaliação de Políticas Públicas e Qualidade do Gasto em Porto Alegre

“Agenda Comum de Gestão Pública – União e Estados” foi o tema da palestra do secretário do Planejamento e Gestão e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), Eduardo Diogo, no primeiro dia do V Seminário de Avaliação de Políticas Públicas e Qualidade do Gasto, aberto nesta quarta-feira, dia 13/11, no auditório do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Em sua apresentação, Eduardo Diogo destacou que a Agenda é um documento que estabelece as diretrizes e prioridades de investimentos no campo do fortalecimento da gestão pública, numa iniciativa que teve a participação do Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, governos estaduais, Consad e Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan).

O secretário enumerou os eixos que compõem o documento: Modelos Jurídico-institucionais da Administração Pública; Gestão de Pessoas; Tecnologia da Informação; Compras Governamentais; Atendimento aos Usuários dos Serviços Públicos; Gestão Patrimonial; Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Orçamento Público; Gestão do Desempenho Institucional e Apoio à Melhoria e à Inovação da Gestão Municipal.

Eduardo Diogo falou ainda da sua experiência como gestor, lembrando que nessa missão é necessário “ouvir quem tem mais dificuldade de falar e enxergar quem está fora do nosso raio de visão imediato”. O secretário abordou também a complementariedade entre o político e o técnico quando “é preciso ter habilidade nessa união, devendo ser levado em conta a meritocracia”.

Antes de participar do Seminário, o secretário da SEPLAG realizou visita de cortesia ao secretário da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, Alessandro Barcelos.

O Seminário estende-se até amanhã, 14/11, e é promovido pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, por meio da Subsecretaria do Tesouro do Estado, juntamente com a Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Fundação de Economia e Estatística e Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul.

Tags:,