09-12-2013 programa tcm de cidadania e controle social - unipace  74

Secretário defende controle e gestão como aliados estratégicos

9 de dezembro de 2013

Eduardo Diogo participou do lançamento do  PRODEG-M na  Região Metropolitana

O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, participou do lançamento do Programa de Desenvolvimento da Gestão para os Municípios (PRODEG-M) na Região Metropolitana de Fortaleza, realizado na manhã desta segunda-feira, dia 09/12, no auditório do Edifício José Euclides Ferreira Gomes (Anexo 2) da Assembleia Legislativa.

Em seu pronunciamento, o secretário da SEPLAG destacou a importância da interface entre o controle e a gestão. “Estamos tentando, cada vez mais, aproximar a gestão do controle e vice-versa para que, além de parceiros, sejam aliados estratégicos e trabalhem de modo cooperativo. Muitas vezes a lei não consegue atingir aquele que quer fazer algo que não seja idôneo. Da mesma forma, há os que querem fazer algo apropriado, mas por receio de punição, optam por não fazer. Por isso temos que aperfeiçoar essa relação”, afirmou Eduardo Diogo.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou sobre a importância do TCM na orientação aos gestores. “Ao longo dos anos, o TCM passou a adotar e valorizar o aspecto educativo e preventivo. Conversar, educar, capacitar e formar os gestores fazem com que erros não sejam repetidos”, explicou.

O presidente do TCM, Francisco Aguiar, apresentou um panorama geral sobre o Programa de Cidadania e Controle Social. De acordo com o presidente, foram alcançados 180 municípios e capacitados, ao todo 9.559 participantes.

Também estiveram presentes ao evento o conselheiro do TCM, Ernesto Sabóia, o procurador de Contas, Júlio César Rola, o ouvidor geral do Ministério Público do Ceará, José Valdo Silva, o secretário executivo das Cidades, Magno Coelho, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (IDECI), Júlio César Lima, o presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Walter Cavalcante, o primeiro vice-presidente da Assembleia,  deputado Tim Gomes, e a diretora de Gestão e Ensino da Unipace, Lindomar Soares.

O Programa de Desenvolvimento da Gestão para os Municípios (PRODEG-M) tem o objetivo de melhorar a gestão municipal por meio do aperfeiçoamento de gestores e técnicos dos 184 municípios cearenses. O PRODEG-M foi lançado em 14 regiões, juntamente com o Programa de Cidadania e Controle Social do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Fortaleza foi a última região a receber o lançamento.

Tags:,