photo-1

CONSEPLAN debate planejamento de longo prazo

20 de fevereiro de 2014

Evento tem a presença do secretário Eduardo Diogo, presidente do CONSAD

Na foto os Secretários do Planejamento: Murilo Flores (SC); Frederico Amancio (PE), também anfitrião do Fórum Conseplan; Eduardo Diogo (CE), também Presidente do Consad; Arnaldo Alves (MT), Presidente entrante do Conseplan; e Gustavo Nogueira (PB), também Presidente sainte do Conseplan.

“Planejamento de longo prazo” é o tema central do 57ª Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, aberto na manhã desta quinta-feira, 20/02, em Recife, com a presença dos presidentes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (CONSEPLAN), Arnaldo Alves, secretário de Planejamento do Mato Grosso, e do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), Eduardo Diogo, secretário do Planejamento e Gestão do Ceará.

Durante a apresentação do Consultor do Banco Mundial e Banco Interamericano, o britânico Ray Shostak, o secretário Eduardo Diogo fez uma intervenção na qual destacou a diferença entre o Sistema de Westminster e o de Washington. Interagindo, o Mr. Shostak perguntou ao Secretário qual seria, na sua visão, o principal propósito de um Planejamento de Longo Prazo, tendo o Secretário respondido: “Assegurar a sustentabilidade, com os periódicos e consistentes aperfeiçoamentos, de políticas públicas de Estado (e não de Governo), pactuados os resultados com os cidadãos e tendo os mesmos como foco”.

O objetivo do Fórum  é debater ideias e aprimorar instrumentos utilizados pelos governos para o planejamento e para a criação de valor na gestão pública, visando a melhoria dos serviços públicos e a promoção do desenvolvimento econômico e social.

Os participantes têm ainda oportunidade de conhecer experiências internacionais do Reino Unido, Estados Unidos e Argentina, e do Brasil na área de Gestão Por Resultados.

O Fórum termina nesta sexta-feira, dia 21, com palestras sobre a nova concepção na ruralidade no Brasil e seus impactos nas políticas públicas, desenvolvimento sustentável de Pernambuco e a apresentação do Projeto Porto Novo Recife.

Tags:,