00_3248

“Participação Cidadã é valor do Governo Cid Gomes”, diz Secretário

9 de junho de 2014

00_3136 00_3214 00_3227Vice-Governador e Secretário abriram série de encontros do Governança Colaborativa

A primeira reunião do projeto de Governança Colaborativa do Governo do Estado, realizado por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG – em parceria com a Vice Governadoria, foi realizada na manhã deste sábado, dia 07/06, no município de Redenção, na Região do Maciço, com a presença do vice-governador Domingos Filho e do secretário Eduardo Diogo.

O projeto tem entre seus objetivos fortalecer o relacionamento com a sociedade para garantir um legado sólido para a população cearense. Os participantes tiveram oportunidade de avaliar as ações do Governo, indicando pontos positivos e negativos, contribuindo com ideias para novos avanços.

A comitiva do Governo do Estado foi recepcionada pelo prefeito Manuel Soares Bandeira, que disse da satisfação de receber este primeiro evento no seu município, com a participação de representantes de toda a Macrorregião de Baturité, formada pelos municípios de Palmácia, Pacoti, Acarape, Guaramiranga, Barreira, Baturité, Mulungu, Aratuba, Aracoiaba, Capistrano, Itapiuna e Ocara, para um debate direto com a sociedade das várias ações desenvolvidas na região.

Em seguida, o secretário Eduardo Diogo destacou ser a participação cidadã a marca do Governo Cid Gomes. Lembrou o titular da Seplag a construção do PPA 2012/2015, quando as equipes da Vice-Governadoria e Seplag percorreram as 20 microrregiões de planejamento do Estado para consultar os cearenses sobre as prioridades a serem adotadas no PPA. “Hoje iniciamos aqui em Redenção uma nova caminhada agora nas oito macrorregiões, que culminará em Fortaleza, dialogando novamente o cidadão cearense”, disse Eduardo Diogo.

Na ocasião, o titular da Seplag reafirmou a orientação do governador Cid Gomes de promover o aprimoramento dos instrumentos de planejamento do Estado, no caso a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano PluriAnual (PPA). Nesse contexto, Eduardo Diogo salientou dois instrumentos lançados pela Seplag: a LOA Cidadã e o Programa Acesso Cidadão. Nesse último encontram-se cadastrados 2.693 serviços disponibilizados para a sociedade, onde o cidadão poderá consultar a melhor forma de acessá-los e o nível de qualidade que o Estado presta esse serviço.

O vice governador Domingos Filho mostrou o conjunto de investimentos do Governo em todo o estado nos últimos sete anos e meio sob a liderança do governador Cid Gomes, principalmente nos 13 municípios da região do Maciço e a repercussão destas ações na vida das pessoas.

Com um vasto conhecimento das necessidades da população do Estado, Domingos Filho destacou o empenho do governador Cid Gomes em procurar atender todas as demandas, bem como incentivar o desenvolvimento econômico e social de cada cidade do Ceará.

Segundo Domingos, a administração de Cid se notabilizou por diversos programas inovadores e que foram determinantes para que o Estado conseguisse tantos investimentos externos. Também prestou contas de números da educação, turismo, saúde, segurança, infraestrutura e todos os demais assuntos relativos ao Governo do Estado.

O Vice-Governador recebeu com surpresa o reconhecimento da Câmara de Redenção ao ser agraciado com o título de “Cidadão Redencionista”, numa iniciativa do vereador Antonio Mairton Bezerra Lima, que fez a entrega da homenagem. Antes de receber o título, Domingos Filho justificou a escolha de Redenção para o lançamento do Projeto Governança Colaborativa. “Essa cidade é a capital da Liberdade”, disse oVice-Governador lembrando que Redenção, ao iniciar o movimento de libertação dos escravos, transformou o Ceará no estado conhecido como “Terra da Luz”.

Nesta segunda-feira, dia 09, o encontro acontece em Russas. Posteriormente, o projeto Governança Colaborativa estará em Juazeiro do Norte (11/06), São Benedito (14/06), Crateús (16/06), Quixeramobim (18/06), Itapipoca (21/06) e Fortaleza (24/06).

Tags:,