O presidente do Consad e Secretário da SEPLAG/CE, Eduardo Diogo, e o coordenador do Confaz e Secretário da Fazenda do Pará, José Tostes
O presidente do Consad e Secretário da SEPLAG/CE, Eduardo Diogo, e o coordenador do Confaz e Secretário da Fazenda do Pará, José Tostes

Presidente do Consad fala da parceria com o Confaz

31 de julho de 2014

unnamed

 

Ao abrir a 95ª edição do Fórum Consad, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração e secretário do

 

Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, destacou a relevância da pauta do encontro aberto na manhã desta quinta-feira, dia 31, no Rio de Janeiro. “Aqui vamos conversar, dentre outros assuntos, sobre ciência política, macroeconomia e o aperfeiçoamento da relação com o Confaz. Temos pautas em conjunto e nosso objetivo é realizar o último fórum deste ano reunindo Consad, Conseplan e Confaz, consolidando essa gestão de todos nós”, pontou o presidente do Consad.

Eduardo Diogo saudou o novo secretário do Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, Francisco Caldas Pinto, recém empossado em substituição a Sérgio Ruy Barbosa, agora secretário da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. “O Consad ganha com sua presença nesse colegiado”, disse o presidente Eduardo Diogo, lembrando que foi vice-presidente da entidade quando Sérgio Ruy foi eleito presidente em 2011. “Tenho na pessoa do Sérgio um amigo e uma referência”, acrescentou.

Ao concluir, o presidente do Consad salientou o esforço que tem sido feito pela entidade para colocar o tema gestão pública no centro da pauta nacional, por entender que “a gestão é a grande protagonista dos estados brasileiros”.

O conselheiro anfitrião Francisco Caldas Pinto abriu o Fórum Consad salientando a importância da pauta do evento, “onde aprendemos a implantar políticas públicas com as melhores práticas, ajudando a dar nossa contribuição ao Brasil”.

A palestra de abertura foi proferida pelo cientista político Jairo Marconi Nicolau. Especialista em sistemas eleitorais, o professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) falou das perspectivas do atual cenário eleitoral no País e avaliar as chances que, do seu ponto de vista, cada candidato pode ter na disputa de outubro.

A programação do Fórum Consad terá também a participação de José Barroso Tostes Neto, coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e secretário da Fazenda do Pará. Na ocasião, ele irá falar sobre as etapas da construção da Agenda Comum Consad/conseplan/Confaz.

A pauta desta quinta-feira inclui ainda apresentação de relatório do Grupo de Trabalho Saúde do Servidor com índices de absenteísmo-doença, proporção de adoecimentos e custo dos afastamentos para o Distrito Federal e os estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A pesquisa ainda será incrementada com dados do Pará, Acre, Ceará e Alagoas.

Participam do Fórum Consad, a ser concluído no final da manhã desta sexta-feira, os estados do Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Piauí, Espírito Santo, Alagoas, Tocantins, Rio Grande do Norte, Goiás, Maranhão e Bahia.

Tags: