Eduardo Diogo observa a exposição do coordenador geral de Operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria
Eduardo Diogo observa a exposição do coordenador geral de Operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria

BIRD ouve percepções do Governo sobre PforR Ceará

28 de agosto de 2014

Com o objetivo de ouvir percepções sobre o Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Ceará – Programa para Resultados (PforR Ceará), o coordenador geral de Operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria, e a analista de Operações, Tânia Lettieri, participaram de reunião com  dirigentes e técnicos dos órgãos e entidades do Governo do Estado, na manhã desta quinta-feira, dia 28/08, na Secretaria do Planejamento e Gestão. O encontro foi coordenado pelo secretário da SEPLAG, Eduardo Diogo, que abriu a reunião afirmando que o interesse do BIRD era receber a real percepção de todos os envolvidos com o projeto para que sejam feitos os ajustes e aperfeiçoamentos.

Na ocasião, Eduardo Diogo destacou a interface de todos os envolvidos com o PforR, especialmente o gerente geral do programa Tom Kenyon, “um parceiro e amigo que ajudou efetivamente para que esse projeto fosse construído”.  O secretário da SEPLAG explicou para os representantes do BIRD o sistema gerencial Webmapp, ferramenta que permite ao governador Cid Gomes acompanhar o andamento do programa e projetos do Governo, inclusive a aprovação dos investimentos.

Durante a reunião, Eduardo Diogo revelou que sua grande frustração à frente da SEPLAG foi não ter conseguido implantar o primeiro planejamento estratégico de longo prazo previsto para 2030/2040, com a chancela do Bird e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.  “Mas fizemos o PforR, que veio fortalecer o PPA”, acrescentou o secretário.

O coordenador geral de Operações do Banco Mundial, Boris Utria, disse que a missão tinha o objetivo de escutar a todos. “Não tem nada que não possa ser dito. Precisamos aprender com vocês. Somos gratos por essa oportunidade de compartilhar conhecimentos”.

Ao final, o secretário Eduardo Diogo manifestou sua satisfação por participar de uma reunião de avaliação do que foi feito. “Ruim é derramar lágrimas pelo que não foi realizado. Os erros serão minimizados e eliminados nas próximas iniciativas. Quanto aos acertos, vamos potencializá-los”, reforçou. O Secretário enfatizou ainda a postura do governador Cid Gomes ao optar pelo modelo PforR, trilhando um novo caminho. “Destaco a postura do Governador em optar pela ousadia e inovação”, concluiu.

A reunião teve a presença da secretária chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral, Sílvia Helena Correia, da presidente do Conpam, Virgínia Adélia Rodrigues Carvalho, do diretor-geral do Ipece, Flávio Ataliba, do superintendente da SEMACE, José Ricardo Araújo Lima, e da gerente do PforR Ceará, Cristina Medeiros. Participaram ainda representantes do Tribunal de Contas do Estado, secretarias das Cidades, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social, Recursos Hídricos, e Ciência, Tecnologia e Educação Superior, além da Adece, Arce, Cagece, Cogerh, Funceme e Cede.

Reunião P4R (80)

Reunião na SEPLAG teve a participação de representantes de órgãos e entidades do Governo do Estado

Reunião P4R (141)A analista de Operações, Tânia Lettieri, o coordenador geral de Operações, Boris Utria e o secretário Eduardo Diogo