Secretário Eduardo Diogo destaca o nível de entendimento com o Banco mundial no projeto PforR Ceará
Secretário Eduardo Diogo destaca o nível de entendimento com o Banco mundial no projeto PforR Ceará

Banco Mundial conclui agenda de reuniões do PforR Ceará

31 de outubro de 2014

31.10.14 - Encerramento Missão Banco Mundial 033Reunião teve a presença de gestores e técnicos do Governo do Estado e membros da missão do Banco Mundial

Após uma semana de reuniões com gestores e técnicos do Governo do Estado, uma missão do Banco Mundial esteve reunida com o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, no encerramento de uma agenda de encontros para discutir ajustes do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Ceará – Programa para Resultados (PforR Ceará).

A reunião foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 31/10, no Gabinete da SEPLAG, com a presença do gerente geral do Programa, Tom Kenyon, do diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba, e da coordenadora do PforR Ceará, Cristina Medeiros. Pelo Banco Mundial participaram, além do gerente Tom Kenyon, Danilo Pereira de Carvalho, Laura Zoratto, Alexandre Borges de Oliveira e Gunars Platais.

Durante o encontro o secretário Eduardo Diogo lembrou o início das conversações que resultaram na assinatura do contrato do Projeto PforR Ceará, uma iniciativa inovadora do entre o Governo do Estado e o Banco Mundial. “Foi uma ideia desafiadora comprada pelo governador Cid Gomes e vendida pelo Tom Kenyon”. O Secretário da SEPLAG manifestou sua satisfação com o nível de relação alcançado com o Banco, principalmente pelo grande aprendizado. “Agradeço ao Tom pela dedicação e empenho ao Projeto, que estamos convictos será extremamente exitoso”, enfatizou Eduardo Diogo.

Ao avaliar a missão, o gerente geral do PforR Ceará, Tom Kenyon, considerou positiva em termos gerais, citando o debate em torno dos indicadores de todas as áreas e a revisão do plano de ação. “Está tudo em ordem”, acrescentou. Tom elogiou o modelo da UGP (Unidade de Gerenciamento de Projetos) implantado no Ceará, indicando como uma experiência válida para outros estados.

O gerente geral citou ainda dois pontos que merecem atenção: a assistência técnica e o portal da transparência com a participação cidadã. Na ocasião, o secretário Eduardo Diogo destacou duas iniciativas relevantes do Governo do Estado focadas na informação e transparência: o Prêmio Ceará Cidadani@ Eletrônica e o Acesso Cidadão. A primeira representa o reconhecimento aos sites institucionais pelo nível de informações e a segunda é uma ação que estimula a maior transparência e proporcionar melhor acesso ao cidadão. “Temos hoje 2.230 serviços cadastrados no Acesso Cidadão, disponibilizando a melhor maneira de acessá-los e o nível de excelência que o Estado pactua”, salientou Eduardo Diogo.