Foto 1.  - CAPA DO POST - A Casa Branca - sede do Poder Executivo. Ao fundo também pode ser visto o Washington Monument e o Jefferson Memorial, além das águas do Potomac River.

A Capital Americana e as sedes dos Três Poderes

15 de junho de 2015

A Capital Americana e as sedes dos Três Poderes

Washington D.C. não tem a Praça dos Três Poderes com em Brasília (DF – Brasil), mas tem uma grande e agradável área ligando a sede de dois Poderes: o Legislativo e o Judiciário.

O Congresso dos Estados Unidos é formado pela Câmara dos Deputados (U.S. House of Representatives) e o Senado Federal (U.S. Senate), tendo 435 membros na Câmara Baixa e 100 na Câmara Alta. Essa é a representação do Poder Legislativo no âmbito Federal.

Já o Poder Judiciário, tem como último fórum em âmbito nacional a Suprema Corte (Supreme Court). A Corte é composta por 9 juízes (Justices).

Quanto ao Poder Executivo, o Presidente dos Estados Unidos é eleito pelos 538 membros do Colégio Eleitoral – após escolha de tais “Electors” pelo voto popular. A pessoa eleita serve durante 4 anos, e é permitida apenas uma reeleição, totalizando no máximo 8 anos na Presidência.

A sede do Poder Executivo é a famosa Casa Branca (White House), que tanto é a moradia da família do Presidente, como seu local de trabalho.

 

George Washington – o 1o Presidente dos Estados Unidos, e um nobre propósito.

Foto 3. Entrada Principal para acesso ao Great Hall da Suprema Corte - sede do Poder Judiciário.

Entrada Principal para acesso ao Great Hall da Suprema Corte – sede do Poder Judiciário.

Foto 4. Great Hall da Suprema Corte - sede do Poder Judiciário. É o hall de entrada para o Plenário onde os 9 Juízes se reúnem, que pode ser visto ao final.

Great Hall da Suprema Corte – sede do Poder Judiciário. É o hall de entrada para o Plenário onde os 9 Juízes se reúnem, que pode ser visto ao final.

FOTO5N~1

No prédio da Suprema Corte, a estátua de John Marshall. Ele foi o Juiz que serviu como Presidente (Chief Justice) durante mais tempo, precisamente por 34 anos, 5 meses e 11 dias, entre Janeiro de 1801 e Julho de 1835.

Foto 6. No alta das escadarias de entrada à Suprema Corte, com a cúpula do Congresso Nacional (U.S. Capitol) ao fundo - passando por reforma.

No alta das escadarias de entrada à Suprema Corte, com a cúpula do Congresso Nacional (U.S. Capitol) ao fundo – passando por reforma.

Foto 7. Vista parcial do Emancipation Hall - epicentro entre as duas casas do Congresso Americano.

Vista parcial do Emancipation Hall – epicentro entre as duas casas do Congresso Americano.

Foto 8. The Statue of Freedom, localizada no Emancipation Hall, no centro entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O Congresso Nacional (U.S. Capitol), é a sede do Poder Legislativo.

The Statue of Freedom, localizada no Emancipation Hall, no centro entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O Congresso Nacional (U.S. Capitol), é a sede do Poder Legislativo.

Foto 9. No Dirksen Senate Office Building, acompanhando debate sobre Orçamento Público Federal na Comissão de Orçamento.

No Dirksen Senate Office Building, acompanhando debate sobre Orçamento Público Federal na Comissão de Orçamento.