Menu

Secretário destaca importância do Cinturão das Águas para o Estado

Foto: Vice-presidente da FIEC, Ivan Bezerra, presidente do CEDE, Alexandre Pereira; ministro Francisco Teixeira; Presidente da FIEC, Roberto Macedo; secretário Eduardo Diogo e presidente do CIC, José Dias

Eduardo Diogo participou de encontro com o ministro Francisco Teixeira

Vice-presidente da FIEC, Ivan Bezerra, presidente do CEDE, Alexandre Pereira; ministro Francisco Teixeira; Presidente da FIEC, Roberto Macedo; secretário Eduardo Diogo e presidente do CIC, José Dias

O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, participou de encontro promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Ceará (Fiec) com o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. O evento ocorreu no início da tarde desta segunda-feira, dia 07/04, durante almoço na sede da entidade, e contou também com a presença do presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico, Alexandre Pereira, e de cerca de cem empresários cearenses, anfitrionados pelo presidente da Fiec, Roberto Macedo.

A iniciativa representou agradecimento da Fiec à recepção do Ministro a um grupo de 30 empresários do agronegócio, no último dia 28 de março, que visitaram as obras de duas Estações de Bombeamento e da Barragem Jati, localizadas no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Para o secretário da SEPLAG, Eduardo Diogo, vale destacar a importância do trabalho que o Governador Cid Gomes consolida na gestão hídrica do Ceará, com a construção do Cinturão das Águas para receber as águas do Rio São Francisco em julho próximo, através da primeira das três etapas do Eixo Norte, no município de Jati (PE).

Durante o encontro, o ministro Francisco Teixeira apresentou o andamento das obras e a importância do projeto para o Nordeste. “As obras estão com 55,5% de execução e empregam mais de 9,5 mil trabalhadores, durante a visita que fizeram, os empresários puderam ver isso de perto”, explicou o ministro.

Almo+ºo com Ministro da integra+º+úo 2

“Um dos maiores benefícios do Projeto São Francisco para a indústria é a garantia de água para a população. Com as cidades abastecidas, vai sobrar água dos reservatórios locais, como Castanhão e Banabuiú, aliviando a oferta hídrica local e servindo para agricultura irrigada e para a atividade produtiva como um todo”, conclui Teixeira.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Formado por dois canais – Eixo Norte e Eixo Leste – que somam 477 quilômetros lineares, a Integração do Rio São Francisco também envolve a construção de 14 aquedutos, nove Estações de Bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis para transporte de água.  O projeto vai garantir a segurança hídrica de mais de 12 milhões de pessoas em 390 cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.