Menu

Consad debate avanço da Agenda Comum de Gestão

2 3 4Eduardo Diogo participou da abertura do 94º Fórum Consad, em Maceió

Ao falar na abertura do 94º Fórum Consad,o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), destacou como pontos de avanços da Agenda Comum de Gestão Pública – Estados e Municípios a nova Lei de Greve, a relação de equílibrio entre gestão e controle, e a questão da transição de Governo por conta das eleições.

O secretário e presidente do Consad, Eduardo Diogo, fala na abertura do 94º Fórum Consad, em Maceió

A solenidade de abertura do Fórum foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 24, em Maceió, e contou com a presença do governador de Alagoas, Teotônio Vilena Filho. Ao saudar o Chefe do executivo alagoano, Eduardo Diogo lembrou a história de vida do ex-senador Teotônio Vilela, que ficou conhecido em todo o Brasil, durante a década de 1980, por sua luta pelas Diretas Já.

“Seu pai foi um político líder inspirador, que gerou bons discípulos”, salientou o secretário e presidente do Consad. “Lá no Ceará, costuma-se dizer: filho de peixe, peixinho é. Você traz o DNA político do seu pai, com uma trajetória para pouquíssimos, com três mandatos de Senador e dois de Governador”, acrescentou Eduardo Diogo.

Ao lado do secretário Eduardo Diogo, o Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, destaca a importância do Fórum Consad

Antes de concluir, o secretário da SEPLAG lembrou uma frase do ex-senador Teotônio Vilela, proferida quando o político alagoano recebeu a Cidadania Paulistana, fazendo referência ao calor do sangue libertário do líder Zumbi dos Palmares. “Que esse sangue seja a mola propulsora  do muito que precisamos fazer pela gestão pública brasileira”.

Em sua mensagem aos participantes do Fórum, o governador Teotônio Vilela agradeceu ao presidente do Consad, Eduardo Diogo, pelas considerações à personalidade política do seu pai. “É sempre com emoção que falamos do nosso menestrel. Foi uma figura extraordinária, como político e pessoa”, disse o Governador.

Ao falar sobre a programação do Fórum, o Governador reportou-se aos temas abordados pelo presidente Eduardo Diogo na abertura do evento, lembrando a recente greve de policiais militares na Bahia, “num conflito que trouxe desgaste para todos”.  Teotônio Vilela Filho disse a pauta destacada pelo presidente do Consad “ajuda ao Brasil e aos brasileiros, contribuindo pela riqueza de debates para que possamos avançar com qualidade de vida e menos desigualdades.

Ao concluir, o Governador alagoano disse que  “a questão da gestão é metade do caminho, mas não se faz gestão de um dia para o outro. Temos temas candentes que precisam ser debatidos e ninguém melhor que vocês para esse debate”.

O governador Teotonio Vilela Filho fala na abertura do Fórum, observado pelos secretários Renata Vilhena (MG), Eduardo Diogo (CE) e Alexandre Lages (AL)