Menu

16ª Plenária DAF

A Diretoria de Administração e Finanças reuniu diretores, conselheiros, gerentes e analistas de todo o Sistema Sebrae para realizar a 16ª Plenária DAF. O encontro aconteceu na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Brasília, e teve como pauta o Programa Nacional de Gestão Estratégica de Pessoas, Política de Carreira, e demais assuntos importantes.

O diretor Eduardo Diogo deu as boas-vindas aos diretores do Sebrae nos estados e iniciou a plenária agradecendo o apoio do Conselho Deliberativo Nacional, representado na ocasião pelo chefe de Gabinete da Presidência do órgão, Evandro Nascimento. Ele parabenizou as iniciativas promovidas pela DAF e destacou entregas como o Plano de Desligamento Incentivado, que em sua visão, reflete o compromisso do Sebrae com os colaboradores que construíram a instituição em seus 50 anos.

A primeira entrega da tarde foi a do Manual de Contabilidade Pública do Sistema Sebrae, que foi elaborado com contribuições de contadores de todos os estados e entrará em vigência a partir do próximo ano. Também foi apresentado um resumo das ações relacionadas ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC 2022-2025, seguido do Programa Sebrae + Receitas, que começou a ser desenvolvido em meados de 2019 com a criação de um grupo de trabalho e agora está entregue aos 14 estados aderentes.

A partir das necessidades apontadas pelos colaboradores do Sistema através de pesquisa realizada em parceria com a consultoria Tutor, foi desenvolvida uma proposta de atualização da Trilha de Carreiras do Sebrae. O diretor Eduardo Diogo reforçou a importância da implementação da trilha de acordo com as necessidades de cada estado. “Eu não tenho dúvida nenhuma de que essa proposta será acolhida por todos, é uma proposta sistêmica, que passará por aperfeiçoamentos e virá no tempo certo para cada Sebrae/UF”.

Comentando a parceria entre a Diretoria Técnica e a DAF (Nacional e Sebrae MT) para realização do SebraeConsult através da integração promovida pelos softwares da empresa Salesforce, o diretor Bruno Quick afirmou que “nós trabalhamos muito a questão da transformação digital. Isso é parte da transformação. Essa é uma aplicação que o Sebrae, necessita para o cliente e para si próprio”.

Foram apresentadas ainda 15 melhorias do Sistemas de Gestão de Fornecedores nos últimos quatro anos e os resultados da certificação de DPOs (Data Protection Officers), profissionais da área de dados de todo o Sebrae que tiveram acesso a capacitações internacionais. Ao final da última plenária do ano, foi realizada a premiação Prática Destaque de Gestão 2022, que reconheceu as 35 melhores propostas inscritas no Banco de Boas Práticas coletadas pela DAF neste ano.

Fonte: Conexão Sebrae