Menu

Desafios da Previdência em Debate

08.05.2014 - Reunião Ordinária Conaprev_Fotógrtafo_Evento (4) 08.05.2014 - Reunião Ordinária Conaprev_Fotógrtafo_Evento (9)Encontro discute desafios da Previdência Social no Brasil

Os desafios da Previdência Social no Brasil estão sendo debatidos em Fortaleza durante dois dias na 49ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social – Conaprev. O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira, dia 08/05, com a presença do secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, conselheiro titular do Conaprev e representante legal do Sistema Único de Previdência Social do Estado do Ceará – SUPSEC.

Ao falar na abertura do evento, Eduardo Diogo desejou inicialmente boa sorte ao novo Secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência Social (MPS), Benedito Brunca. “É um novo desafio que você assume e que pela sua competência alcançará bons resultados”, acrescentou o Secretário da SEPLAG. Representando o governador Cid Gomes, Eduardo Diogo manifestou o agradecimento do Chefe do Executivo “por terem trazido esse importante encontro para o Ceará, reunindo gestores de todos os estados”.

O titular da SEPLAG destacou um fato que une a todos. “É a folha de servidores ser  a maior rubrica de despesas dos estados e assim sendo o desdobramento vai para o pagamento de benefícios” . Eduardo Diogo revelou que no último ano antes da posse do governador Cid Gomes, o Governo do Estado precisou aportar R$ 734 milhões no SUPSEC. “No ano passado esse valor chegou a R$ 1,707 milhões, o que significa que em sete anos, para uma inflação de 45,6% medida pelo IPCA, o crescimento do aporte no SUPSEC chegou a 132%. Isso mostra o tamanho do nosso desafio”, revelou o secretário da SEPLAG.

Eduardo Diogo, que preside o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), destacou a iniciativa da entidade, juntamente com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), de criar a Agenda Comum de Gestão Pública – União / Estados, assinada em solenidade com a presença das ministras Ideli Salvati, das Relações Institucionais, e Mirian Belchior, do Planejamento, Orçamento e Gestão.

“A agenda é definiu dez eixos prioritários para o desenvolvimento da gestão pública e a Previdência está contemplada”, informou Eduardo Diogo, acrescentando que o próximo passo será aprofundar dois assuntos da maior relevância: a Lei de Greve, preservando a sociedade dos abusos, e a relação entre Controle e Gestão, promovendo o seu aprimoramento.

Falaram ainda na abertura da reunião o secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz de Faria Júnior, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Philipe Nottingham, representando o prefeito Roberto Cláudio, e o novo Secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência Social (MPS), Benedito Brunca.

Estiveram presentes ainda o secretário de Finanças de Fortaleza, Jurandir Gurgel, o superintendente do Instituto de Previdência de Fortaleza, José Barbosa Porto, e o coordenador de Gestão Previdenciária do Estado, Robson Fontoura.