Menu

DIREX e FDC se reúnem para última reunião do ano

Na manhã desta quinta-feira (19), a Diretoria Executiva do Sebrae Nacional se reuniu com a equipe da Fundação Dom Cabral e outros colaboradores que atuam ativamente na temática, para a última reunião do ano. Após o encontro realizado no início do mês, em Minas Gerais, o grupo aproveitou a última semana antes do recesso para analisar a consolidação do trabalho realizado até o momento. Patrícia Becker, da Fundação Dom Cabral, destacou a consistência da atuação do Sistema Sebrae ao longo das oficinas e encontros promovidos nos últimos meses. “Todas os pontos, ações e projetos foram levantados em conjunto com o Grupo de Trabalho e Grupo de Validação, tendo em mente uma estratégia uniforme e justa para o Sebrae em Rede. Pensando nisso, definimos como nosso propósito final a transformação dos pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil”, declarou.

Patrícia ainda acrescentou que, para alcançar esse objetivo, o Sebrae deve ser referência na promoção do empreendedorismo e na geração de valor para os pequenos negócios. A Fundação Dom Cabral aproveitou a oportunidade para apresentar a consolidação dos vinte indicadores que surgem como forma de guiar o trabalho que será realizado em 2020, a partir de alguns objetivos estratégicos que foram divididos em: 1. Promover a ocupação e renda por meio do empreendedorismo; 2. Aumentar a participação dos pequenos negócios na nova economia; 3. Atuar em rede para a transformação do ambiente de negócios no território; 4. Desenvolver o capital empreendedor do futuro; 5. Elevar a competitividade e produtividade dos pequenos negócios; 6. Promover o relacionamento acessível, integrado, resolutivo, ágil e transformador.

Entre a extensa lista de vinte indicadores que serão avaliados e colocados em prática no próximo ano, encontra-se a taxa de ocupação dos pequenos negócios e a participação dos mesmos no PIB do Brasil, o número de startups criadas e desenvolvidas no país, a porcentagem de jovens que possuem formação em empreendedorismo no ensino regular, a taxa de pequenos negócios abertos por pessoas atendidas pelo Sebrae, a produtividade desses pequenos atendidos, o índice de maturidade de gestão das empresas, a taxa de sobrevivência e de sucesso de faturamento, a longevidade dos pequenos negócios, entre outros. Durante a apresentação, os mesmos objetivos estratégicos citados anteriormente foram relacionados com alguns dos programas que o Sistema Sebrae já oferece e outros que serão resultados da fusão entre programas já existentes – Brasil + Empreendedor, Empreendedor do Futuro, Sebrae + Parceiro, Economia Digital, Gestão da Marca, Gestão de Riscos, Sebrae + Receitas, Transformação Organizacional e outros.

“Ao acompanhar essa consolidação, nos deparamos com um trabalho incrível, realizado em convergência e nivelamento com todo o Sebrae em Rede. Isso é motivo de orgulho e de alegria! Aproveito para agradecer a todos os colaboradores que participaram ativamente das oficinas e reuniões e se doaram com tanto esforço a essa causa que acreditamos. O resultado é surpreendente e muito positivo! Agora, em 2020, iniciaremos o ano com o pé direito, com foco no Sebrae em Rede e no Sebrae que o Brasil precisa”, destacou o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.

O diretor técnico, Bruno Quick, também parabenizou a equipe e acrescentou: “Essa etapa da parceria com a Dom Cabral é muito marcante, pois consolida uma proposta que temos para com os estados. Esse documento, o que ele significa e contém, concretiza uma percepção e um compromisso que vem sido proposto pelo presidente Melles desde o início, o qual preza por um Sebrae forte e em Rede”, concluiu.

Fonte: Sebrae