Iniciativa é patrocinada pela Embaixada Britânica no Brasil
Ao participar do lançamento do Projeto Aperfeiçoando as PPPs no Brasil, o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, destacou que uma das vantagens quando o Governo decide optar pelas Parcerias Público-Privadas (PPPs) é fazer um planejamento integrado, desde o projeto, a implantação, a construção e a operação. “O governador Cid Gomes entende esse modelo como um instrumento da mais alta relevância”, reforçou o titular da SEPLAG, lembrando que o espírito da gestão Cid Gomes é de cooperação, por acreditar no sucesso da aliança com os diversos segmentos da sociedade.
O lançamento do projeto reúne gestores e técnicos do Governo que se dedicam a área de PPPs, como Secretaria da Fazenda, Casa Civil e Procuradoria Geral do Estado, Secretaria da Infraestrutura, dentre outros órgãos. “É essa massa crítica que tem ajudado o Governo a pensar esse setor”, afirmou Eduardo Diogo.
O encontro teve a presença do cônsul geral da Inglaterra no Recife, Gareth Moore, da vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, do assessor sênior e diretor associado de programas da London School of Economics, Carlos Alexandre Nascimento, do coordenador de Projetos da Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo, Rafael Castilho, e da coordenadora de Cooperação Técnico-Financeira da SEPLAG, Ticiana Gentil.
O cônsul britânico Gareth Moore lembrou que o Reino Unido foi o primeiro país a desenvolver PPPs como alternativas para melhorar a gestão pública. “Hoje são 700 em operação, implementando grandes projetos nas áreas de serviços públicos, rodovias, aeroportos e gestão de resíduos”, informou. Ele salientou que o Nordeste brasileiro passa por inúmeras transformações.”É a região que mais cresce no país e novos projetos de infraestrutura são extremamente importantes”, reforçou Gareth Moore.
A vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, salientou que para se obter o desenvolvimento e crescimento das cidades é fundamental estabelecer PPPs e conhecer projetos inovadores, experiências positivas e negativas.
O Projeto “Aperfeiçoando as PPPs no Brasil” é patrocinado pela Embaixada Britânica no Brasil, por meio do Prosperity Fund, com implementação da London School of Economics, de Londres, e da Fundação Escola Sociologia e Política, tendo como beneficiários o Governo do Ceará e a Prefeitura de Salvador.
O objetivo é oferecer apoio na elaboração e implementação de PPPs em setores estratégicos a partir da experiência acumulada das melhores práticas nacionais e internacionais no setor, com vistas a alcançar PPPs com maior efetividade e transparência.