Serviço foi apresentado a um público superior a mil pessoas, entre dirigentes de órgãos públicos e servidores
O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, lançou oficialmente, nesta quarta-feira, 27/11, o “Acesso Cidadão”. A apresentação do serviço ocorreu na abertura do Congresso de Gestão Pública 2013, no Centro de Eventos, para um público estimado superior a mil pessoas, entre dirigentes de órgãos públicos e servidores.
O Acesso Cidadão reúne, virtualmente, 2.672 serviços oferecidos por 99 instituições do Governo do Estado, sendo 64 órgãos e entidades, 12 setoriais da cultura e 23 unidades setoriais da saúde. Por meio dele, todos os cidadãos podem se informar sobre os serviços oferecidos por cada uma dessas instituições de forma fácil, prática e interativa.
“Com esse recurso, o Governo do Estado inovou. Hoje estamos aqui fazendo o lançamento de um serviço que já está feito e sendo utilizado. O Acesso Cidadão está disponível em 17 sites e já teve em torno de 140 mil acessos”, evidenciou o secretário. No Acesso Cidadão é oferecida, ainda, ferramenta para facilitar a chegada ao local de atendimento, com dados de distância de local, roteiro de carro e linhas de ônibus disponíveis.
O serviço pode ser acessado pelo site (www.acessocidadao.com.br). Também está disponível no site oficial do Governo do Estado (www.ceara.gov.br), Secretaria do Planejamento e Gestão (www.seplag.ce.gov.br) e Portal da Transparência (http://transparencia.ce.gov.br). Futuramente estará disponível nos sites das demais instituições do Poder Executivo Estadual.
Congresso de Gestão Pública 2013
Durante a abertura do Congresso, a palestra “Sociedade e Gestão Pública: desafios para uma governança” foi proferida pelo secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo. Na ocasião, ele destacou a importância da gestão cooperativa. “É essencial que os governos federal, estadual e municipal trabalhem visando uma gestão cooperativa, caminhando para fazer sempre mais e melhor”, disse o secretário.
A diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, Lena Neiva, reiterou a ideia do secretário: “Esse momento tem o objetivo de reunir as três esferas e pensar, discutir e fazer estratégias de melhoria da gestão pública, visando a qualidade de vida do cidadão”.
Também estiveram presentes na solenidade o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Hélio Parente, os secretários do Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura, Philipe Nottingham, do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, das Cidades, Carlo Ferrentini, os secretários adjuntos da Secretaria da Fazenda, Marcos Coelho, e da Secretaria da Cultura, Ana Márcia Diógenes, e a coordenadora do Prêmio Ceará Gestão Pública, Silvia Kataoka.
Prêmio Ceará Gestão Pública
A solenidade também contemplou a entrega do Prêmio Ceará Gestão Pública, que reconheceu instituições que evidenciaram melhoria gerencial rumo à inovação, redução de custos, qualidade dos serviços prestados e satisfação do cidadão. A avaliação baseou-se no Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) nos instrumentos 500 e 250 pontos.
Na categoria de 250 pontos receberam certificado de reconhecimento na faixa bronze o Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria das Cidades.
Já no instrumento de 500 pontos, instituições foram reconhecidas nas faixas troféu, ouro, prata e bronze. Na faixa troféu, receberam homenagem o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Na faixa ouro, a comenda foi dada ao Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart (HM), ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
A homenagem na faixa prata foi dada às seguintes instituições: Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), Hospital Geral César Cals (HGCC) e Instituto de Saúde dos Servidores (Issec). Na faixa bronze da categoria 500 pontos, receberam reconhecimentos a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE) e o Hospital Professor Frota Pinto – Saúde Mental de Messejana.
A coordenadora do Prêmio, Silvia Kataoka, parabenizou as instituições premiadas pela contribuição para a gestão pública. “O serviço público pode sempre melhorar, só depende de cada um de nós, servidores. As instituições que se destacaram aqui hoje são exemplo disso”, finalizou.