Menu

Afif Domingos visita o Sebrae Nacional

O ex-presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, visitou o Sebrae, onde foi participou de uma reunião, seguida de almoço, pelo presidente Carlos Melles e os diretores Eduardo Diogo e Bruno Quick.Afif foi recebido com carinho por toda a equipe de colaboradores e antes de ir embora posou para uma foto no pátio principal. Segundo Melles, o encontro foi uma maneira de homenagear o ex-presidente.

Guilherme Afif formou-se em Administração pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís. Desde 1967 foi o diretor-presidente da Indiana Seguros S/A, empresa fundada em 1945 e vendida em 2007. Em 1976, Guilherme Afif tornou-se o diretor da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e superintendente do Diário do Comércio, da revista Digesto Econômico e do Instituto de Economia Gastão Vidigal. Em 1979, foi designado o presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Badesp) – através de cujo cargo realizou e presidiu o primeiro Congresso Brasileiro da Pequena Empresa, repetido em 1980–1981 e que tornou-se o berço do Estatuto da Pequena Empresa.

Presidiu por duas vezes a Associação Comercial de São Paulo e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), nas gestões 1982–1987 e 2003–2007. Na ACSP, criou o Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo e o programa DEGRAU. Foi também o presidente do Sebrae, na gestão 1990–1994.

Foi um dos arquitetos do sistema Simples de tributação (regime de tributação diferenciado, voltado a micro e pequenas empresas dependendo da receita bruta anual auferida) e o criador do projeto de maior transparência nos impostos – conhecido como o “Feirão de Impostos”, que foi apresentado em locais públicos em várias cidades brasileiras entre 2004 e 2006.