Menu

Câmara Setorial vai potencializar as ações de TIC

Fotos_Pasta_Preta-10

Dirigentes e pesquisadores do setor de TIC do estado participaram da instalação da Câmara em reunião realizada no Palácio Iracema

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE) instalou a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTIC), em solenidade realizada em 14 de julho de 2008, no Palácio Iracema, com a presença do vice-governador Francisco Pinheiro, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, do diretor de Desenvolvimento Setorial da Adece, Eduardo Diogo, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), empresário Roberto Macedo, dentre outras autoridade.

Para diretor da Adece e coordenador do processo de instalação do órgão, Eduardo Diogo, “o principal objetivo da nova câmara é potencializar todas as ações que já são realizadas pelos organismos que a compõem dentro de um grande conglomerado”. Segundo ele, o órgão já nasce com uma agenda ampla que reúne questões macro como a criação de um pólo de TI; a implantação de um regime tributário diferenciado; o incremento do investimento em pesquisa; e a capacitação de mão-de-obra para atender a demanda do Estado.

O vice-governador Francisco Pinheiro, salientou o papel da Câmara de repensar políticas públicas voltadas ao setor de TIC de modo a atender as demandas do Estado. “Vamos ter para o Ceará, em médio prazo, investimentos como a siderúrgica e a refinaria. E a área de Tecnologia da Informação é uma das que mais preocupa”, disse o Vice-Governador. Para ele, o setor de TIC é um dos mais impactantes na inserção de jovens no mercado de trabalho local. “Queremos aumentar o volume de matrículas em cursos de formação tecnológica e técnicos de nível médio”, finalizou.

Vinculado à ADECE, a CSTIC é um órgão consultivo, criado com a finalidade de apoiar e acompanhar projetos e ações, visando o desenvolvimento sustentável dos setores de tecnologia da informação e comunicação, software, hardware, internet e call-center do Ceará. É integrado por representantes da cadeia produtiva, incluindo os segmentos da produção e de serviços, além do setor público.