Menu

Comitê PforR reúne-se para acompanhamento mensal

Foram apresentadas metas para 2014, bem como realizado o acompanhamento de Programas, indicadores e Projetos de Assistência Técnica

Foi realizada nesta quarta-feira, 12/02, na Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), a primeira reunião do ano do Comitê PforR para acompanhamento mensal de desempenho. O encontro, realizado na Sala de Reuniões da SEPLAG, foi coordenado pelo secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, e teve a presença de mais de 50 gestores e técnicos do Governo do Estado.

Foram apresentadas as metas para 2014, que são três para o primeiro semestre e 10 para o segundo, nos seguintes temas: Gestão Pública – Recursos Humanos e Investimento e Redução da Pobreza – Assistência à Família, ambos de responsabilidade da SEPLAG; Crescimento Econômico – Capacitação Profissional, que tem como responsáveis o Conselho Estadual de Educação (CEDE) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (IPECE); e Sustentabilidade Ambiental – Qualidade da Água, de competência da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).

O titular da SEPLAG, Eduardo Diogo, ressaltou a importância do encontro para promover a integração e discussão dos temas relacionados ao PforR, “que é um programa que precisa estar na pele de todos aqui, responsáveis diretos pelo sucesso da iniciativa”. O Secretário enfatizou a relevância do programa, resultado da ousadia do governador Cid Gomes, que aceitou o desafio proposto pelo Banco Mundial e fez do Ceará o primeiro estado federado do mundo a firmar uma operação de crédito nessa modalidade. “É, acima de tudo, uma ação de Estado”, disse Eduardo Diogo, acrescentando que o PforR serve como direcionador dos próximos quatro anos. “Vamos deixar a espinha dorsal do projeto para os aperfeiçoamentos”, salientou Eduardo Diogo.

Eduardo Diogo informou que o Estado do Ceará, ano passado, teve o maior valor de desembolso com operação de crédito da sua história. “Foram R$ 1,19 bilhões que entraram nos cofres públicos. Desse, o PforR contribuiu de modo individual com a sua maior fatia: R$ 222 milhões”, afirmou o secretário.

Na ocasião, também foi apresentado o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação – SIMA, que objetiva acompanhar e monitorar os indicadores de resultados e os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado. A ferramenta será adaptada às necessidades do PforR para ser utilizada, também, para supervisionar os indicadores do Programa.

A próxima reunião do Comitê acontecerá no dia 20 de março, às 14 horas, na SEPLAG.