Menu

Conselho Gestor do CIPP tem reunião na SEPLAG

Coordenação do grupo será feita agora pelo CEDE

O Conselho Gestor do Complexo Industrial e Portuário do Pecém esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 27/11, na Secretaria do Planejamento e Gestão. Ao abrir o encontro, o secretário Eduardo Diogo, da SEPLAG, fez um breve histórico da criação do Conselho e da Unidade Gestora pelo governador Cid Gomes. Em seguida, informou que por ter sido criado no Gabinete do Governador e ligado à área do desenvolvimento econômico, “é pertinente que a coordenação, que vinha sendo da SEPLAG, passe a ser exercida pelo Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico”.

Eduardo Diogo lembrou que no início dos trabalhos do grupo o governador Cid Gomes solicitou que fosse elaborado um levantamento dos entraves e potencialidades do CIPP. Ao receber as informações, o Governador deliberou os encaminhamentos, inclusive com a definição do eixo temático: oportunidades de negócios, capacitação de mão de obra e território.

O presidente do CEDE, Alexandre Pereira, disse que ao assumir a presidência do Conselho procurou conhecer todos os grandes projetos para dar os encaminhamentos, conforme orientação do governador Cid Gomes, dando continuidade ao trabalho iniciado sob a coordenação da SEPLAG. Alexandre Pereira informou que o Conselho Gestor do CIPP deverá reunir-se com o governador Cid Gomes, no próximo dia 10 de dezembro, na Assembleia Legislativa, para formalização de posse dos conselheiros e apresentação do documento Pacto pelo Pecem, elaborado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia.

Ainda durante o encontro, o deputado Lula Morais, falou do Pacto pelo Pecém, com objetivo da construir uma estratégia pactuada para o desenvolvimento sustentável do CIPP. O secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, comentou acerca dos produtos que devem ser entregues, como o plano de trabalho da parte ambiental, com o que deve ser preservado de patrimônio; e a proposta urbanística para a área, com o conjunto de mapas sistêmicos para ocupação e mobilidade.