Menu

Encontro Brasil Portugal de Desenvolvimento Local

O Diretor Eduardo Diogo esteve no encontro da delegação da 1ª Missão Brasil-Portugal do projeto InovaJuntos, formada por gestores municipais brasileiros e portugueses, organizado pela Confederação Nacional Municípios (CNM). O evento aconteceu na sede do Sebrae Nacional, onde foram apresentados o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e o programa Cidade Empreendedora, que realiza em parceria com mais de 1,5 mil prefeituras em todo o país.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, definiu a troca de experiência entre os dois países como positiva, já que acredita que “estamos em um momento muito especial para aproveitar a aproximação com Portugal para internacionalização das micro e pequenas empresas brasileiras. Essa pode ser uma porta de entrada para a União Europeia”.

Ressaltando a sinergia do projeto com a atuação da instituição, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, avaliou que a instituição sempre “busca unir municipalismo a empreendedorismo” e acrescentou que o Cidade Empreendedora foca em “melhorar a renda, a empregabilidade e fixar jovens na cidade em prol do desenvolvimento local”.

O coordenador do InovaJuntos no Brasil, Luís Maurício Junqueira Zanin, explicou que o projeto tem quatro clusters: Desenvolvimento Econômico e Inovação; Desenvolvimento Territorial e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas; e Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social. “Unimos, nessa primeira missão, 20 municípios brasileiros e 12 de Portugal”, comentou Zanin, acrescentando que o projeto é implementado pela CNM e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, e cofinanciado pela União Europeia.

Segundo o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ibáñez, o valor deste trabalho está em desenvolver uma cooperação em nível local e não apenas entre duas nações. “Para nós, a proposta do InovaJuntos é muito particular e positiva porque coloca juntos os municípios que têm esse trabalho de estar perto dos cidadãos”, disse Ibáñez, aproveitando para destacar que tanto Portugal quanto a União Europeia têm muito a aprender com o Brasil.

Após a premiação dos gestores municipais portugueses, o coordenador do InovaJuntos em Portugal e pesquisador do CES da Universidade de Coimbra, Giovanni Allegretti, agradeceu o momento de reconhecimento e comentou as tensões que existiram durante o desenvolvimento do projeto, mas que valeram a pena “pois a cooperação é baseada no processo de entender as diferenças também. Hoje, atuando em grupos temáticos, fizemos grandes trocas e tivemos muitos avanços”, complementou.

Fonte: Conexão Sebrae