Menu

Encontro do PPA de Camocim reúne 200 participantes

 Estiveram presentes o Vice-Governador, secretários estaduais, deputados  e prefeitos

A décima quarta oficina regional de planejamento do Plano Plurianual Participativo e Regionalizado (PPA) 2012 – 2015 foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 20, em Camocim, com a presença do vice-governador Domingos Filho, dos secretários Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão, João Melo, da Controladoria e Ouvidoria Geral, e Gony Arruda, do Esporte, do deputado federal Domingos Neto e dos deputados estaduais Sérgio Aguiar e Manoel Duca (Duquinha). Estiveram presentes também os prefeitos Francisco Maciel de Oliveira (Chico Vaulino), de Camocim, Esmerino Arruda, de Granja, Janaline Pacheco, de Chaval, Pedro Fonteles, de Acaraú, e Manoel Conrado, de Uruoca. O encontro teve cerca de 200 representantes dos municípios de Acaraú, Itarema, Morrinhos, Cruz, Jijoca, Bela Cruz, Marco, Camocim, Granja, Uruoca, Martinópole, Barroquinha e Chaval.

O secretário estadual do Esporte, Gony Arruda, manifestou seu agradecimento ao governador Cid Gomes pelas obras e realizações que estão sendo proporcionadas na região, citando a construção de estradas como a ligação Jijoca, Granja e Viçosa, bem como a reforma da estrada que liga Camocim ao distrito de Aprazível. “Mas temos outras aspirações. A população de Barroquinha anseia pela ligação com Bitupitá. Temos também o sonho da estrada que ligará Granja ao Pìauí, passando por quatro distritos”, lembrou o secretário. Gony citou ainda como obra fundamental para o desenvolvimento da região a construção do aeroporto internacional de Camocim.

O deputado estadual Sérgio Aguiar destacou a importância do encontro para que “possamos traçar os destinos que o Governo irá promover no Litoral Leste. O instrumento de planejamento bem trabalhado e discutido com a sociedade será a forma de encontrar as obras e investimentos prioritários para a região”, acrescentou Sérgio Aguiar, que foi o relator do PPA de 2007 – 2011. “Vou tentar novamente este ano ser o relator dessa peça fundamental para os destinos dos investimentos”, revelou o parlamentar que preside a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia.

O deputado federal Domingos Neto afirmou que “através do PPA, o Governo traça uma linha de diretrizes no orçamento para os próximos quatro anos. Significa dizer que temos aqui a oportunidade de planejar essa região para os próximos quatro anos”. Domingos Neto enfatizou que a participação da sociedade tem importância essencial para que o Governo possa fazer com maior legitimidade o plano que atenda aos interesses da população.

João Melo, controlador e ouvidor geral do Estado, disse que, ao final da série de 17 oficinas regionais que o Governo está realizando, “vamos sair com um plano importantíssimo para o Ceará ao longo dos próximos quatro anos. Agora a vez é da comunidade que tem oportunidade de dizer o que é bom para sua localidade”, reforçou João Melo. O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, disse ser a elaboração do PPA um momento de aprofundamento das discussões iniciadas no ano passado, durante a campanha de reeleição do governador Cid Gomes. Acrescentou que a Assembleia já aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e até o próximo dia 30 de setembro o Governo entrega o PPA para apreciação dos deputados. “No final do ano teremos o grande fórum estadual para prestação de contas do que foi contemplado dessa discussão”, anunciou Eduardo Diogo.

O vice-governador Domingos Filho destacou que na elaboração do PPA é o momento de construção da Lei Orçamentária, que vai estabelecer os investimentos que o Estado fará para implantar obras e projetos para superar os desafios nos próximos quatro anos