Em 2020, entre janeiro e novembro, o Sebrae realizou mais de 10 milhões e 600 mil atendimentos, um aumento de 11% em relação ao mesmo período no ano passado. Isso permitiu que a instituição alcançasse mais de 5,5 milhões de empreendedores e potenciais empreendedores, 13% a mais que em 2019. Esses foram alguns dos resultados extraordinários do Sistema Sebrae, neste ano, apresentados nesta sexta-feira (18), no evento “Retrospectiva Sebrae”. Além do CDN, DIREX, ABASE, Amana-key e Fundação Dom Cabral, estiveram presentes mais de 1,3 mil colaboradores e o palestrante Nizan Guanaes.
Foram 2,8 milhões de atendimentos ao cliente por meio de serviços digitais e 280 mil atendimentos por meio de soluções digitais, como o Up Digital. A procura por cursos online disparou chegando a 2,5 milhões de pessoas, uma demanda 107% maior do que no ano passado. “O Sistema agiu de maneira harmônica e integrada. Nunca houve tanta sinergia entre o Nacional e as unidades dos estados. O caminho para alcançar esse objetivo foi a integração em rede. Só assim para se conseguir esses resultados em plena pandemia”, disse a analista da UGM/NA Andrea Sekeff.
Após a apresentação, o presidente do Conselho Deliberativo Nacional, José Roberto Tadros, agradeceu à Diretoria Executiva, aos gestores e aos colaboradores que compõem o Sistema Sebrae pelos resultados do ano. “O nosso Sebrae, e o Sistema S como um todo, teve a oportunidade de mostrar a todos os brasileiros a importância das suas estruturas em benefício deste país, arrastando-o para o desenvolvimento”, disse Tadros. “O Brasil está condenado a ser a grande potência do futuro, mas ela se constrói no hoje e isto depende de nós”, complementou.
O diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, agradeceu Tadros por todo o apoio e em seguida se dirigiu aos colaboradores. “São cerca de 7 mil colaboradores, que podem até estar distantes, mas todos com a mesma filosofia, garra e determinação. Com a chegada da crise, isso foi potencializado. Todos os estados apresentaram saídas sobre diferentes aspectos, desde os econômicos, criativos e resolutivos. Está sendo um presente trabalhar com uma equipe tão competente quanto a do Sebrae. Juntos, estamos caminhando para construir o Sebrae que o Brasil precisa”, disse. Ele reforçou, ainda, todo o apoio mútuo entre o Sebrae, o governo central e o Congresso.
O diretor técnico, Bruno Quick agradeceu ao CDN e todos seus conselheiros, à DIREX, aos representantes da ABASE e aos colaboradores. Em seu discurso, ele falou sobre a importância de cada um para os excelentes resultados colhidos. “A grande força que nos move aqui no Sebrae é a consciência de que isso é um serviço. O nosso papel é servir o Brasil, promovendo o desenvolvimento dessa democracia capitalista e impulsionando essa democracia por meio do empreendedorismo”, disse. Ele concluiu desejando um excelente Natal e um Ano Novo de muita luz.
Na mesma linha, o diretor de administração e finanças, Eduardo Diogo, saudou o CDN, a Direx, todos os diretores do Sistema e os colaboradores. Em seguida fez algumas reflexões. “O poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade dizia que ‘Por mais esforço que eu tenha feito ao longo da minha vida para ser mais ou menos do que eu realmente era, jamais consegui senão ser eu mesmo’. Que essa reflexão nos ajude do ponto de vista pessoal, familiar, social e profissional a migrarmos para o mundo da verdade e, assim, aperfeiçoar a nossa relação enquanto instituição”, disse. Ele lembrou que, em 2022, o Sebrae completará 50 anos. “Se Deus nos abençoar e estivermos na mesma posição em que estamos no presente momento, teremos ainda mais obrigação de entregar o Sebrae para os próximos 50 anos”. Ele finalizou desejando um feliz Natal e um 2021 coberto de bênçãos.
Representando todas as UF, Cláudio Mendonça, presidente da ABASE, cumprimentou o CDN, a Direx e fez um agradecimento especial à ABASE. Em seguida, se dirigiu aos colaboradores. “Este ano, nós entramos num furacão e ninguém sabia como sairíamos. Mas a verdade é que saímos muito maior do que entramos, graças aos colaboradores. Tivemos um aumento no número de atendimento em todos os Sebrae, com redução de custos”. Ele enfatizou que a adaptação para o trabalho remoto foi feita muito rapidamente, pois o Sebrae já estava preparado. “Sem problema algum, todo mundo trabalhou para construir o Sebrae que o Brasil precisa e o Sebrae que faz a diferença”, completou.
Em seguida, foram exibidos os vídeos de dois grandes parceiros do Sebrae: Amana-Key, representada por Oscar Montomura; e Fundação Dom Cabral, representada por Patrícia Becker. Ambos parabenizaram o Sebrae e encorajaram para que a instituição siga crescendo. “Gostaria de cumprimentar todos vocês por tudo que fizeram em 2020 e essa mesma energia precisa agora ser aplicada nas coisas que ainda não implantamos”, encorajou Oscar. “Desejo um ano de 2021 com muita saúde a todos, muito engajamento e força para continuarmos contribuindo com o pequeno negócio”, finalizou Patrícia.
O evento contou, ainda, com uma palestra inspiradora de Nizan Guanaes, fundador da Consultoria N Ideias, que hoje atua como estrategista de comunicação das principais marcas do Brasil. Guanaes contribuiu deixando mensagens essenciais que vão guiar o Sebrae em 2021. Para saber tudo o que foi dito em sua palestra, acesse aqui.
Os colaboradores vibraram durante todo o evento, subindo hashtags, como #orgulhodefazerparte, #orgulhodefazerparte, #vencemosjuntostomou, #SomostodosSebrae, #Sereparecer nos comentários. Toda a gravação está salva no Workplace, grupo Worktal, para posteriores consultas.
Fonte: Sebrae