Menu

Fórum do Consad debate temas da gestão pública

 Qualificação é um dos temas do evento

O 85ª Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD) foi aberto na manhã desta quinta-feira, dia 8 de março, no Hotel Gran Marquise. O secretário Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão do Ceará, saudou os participantes, destacando a importância do evento para a gestão pública brasileira.

 
O secretário do Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro e presidente do CONSAD, Sérgio Ruy Barbosa, enfatizou o papel que a administração exerce na gestão de políticas públicas do interesse da sociedade brasileira. Ele relatou a importância dos temas que serão debatidos durante os dois dias do evento, como financiamentos para a melhoria do serviço público estadual.

Jurandir Santiago, presidente do Banco do Nordeste (BNB), salientou a importância de se debater propostas conjuntas para a melhoria da gestão pública, “o que tem feito o Consad, que poderia ser modelo para outros setores da administração pública brasileira’’. Frisou os temas ‘ricos” do evento, e disse que o BNB “se junta, agora, para parabenizar” os organizadores do congresso.

O desembargador Luiz Brígido, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, destacou o momento de reencontro dos secretários, numa “troca de experiências no campo da gestão pública”, de “fundamental importância” para o Brasil, que “caminha a passos largos na liderança da América Latina”.

Colocar a qualificação da gestão pública como tema do encontro foi o ponto destacado pelo deputado Roberto Cláudio, presidente da Assembleia Legislativa, ao afirmar “a  necessidade de aprendizagem e troca de experiência” entre os estado da federação. Segundo ele, hoje há uma consciência que não se faz educação, saúde, segurança, sem “uma gestão pública eficiente”.

Pedro Farias, especialista líder em Modernização do Estado do Banco Interramericano de Desenvolvimento (BID), fez uma exposição sobre a nova linha de financiamento para a melhoria da gestão estadual. A 85ª reunião do Consad conta com a participação de 21 secretários de Estado do país, e seis representantes dos demais estados federativos.