Com o objetivo de dar início ao debate em torno de elaboração de um Programa de Parcerias Público Privadas para o Ceará, gestores de órgãos e entidades da administração pública estadual estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, dia 13, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão, no Centro Administrativo do Cambeba. O encontro foi aberto pelo secretário da Seplag, Eduardo Diogo, enfatizando o objetivo da iniciativa de pensar e planejar ações que devem merecer maior atenção para produzir melhores resultados. “Precisamos identificar nas secretarias caminhos na vertente de construção de PPP”, pontuou o titular da Seplag.
O coordenador de Cooperação Técnico-Financeiro da Seplag, Mário Fracalossi, fez uma breve explanação do plano de trabalho do Conselho Gestor de Parceria Público-Privada, promovendo o nivelamento de informações. Fracalossi enfatizou que o objetivo da oficina de trabalho era a coleta de propostas de projetos que podem vir a se tornar PPP nas diversas áreas de atuação do Governo. “Vamos disseminar conhecimentos sobre elaboração de PPP nessas áreas”, adiantou o coordenador da Cotef.
Atualmente, o Governo do Estado já consolidou a PPP da reforma do Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão). Quatro outras estão em fase de elaboração: Metrô do Cariri, Centros de Atendimento ao Cidadão (Centrais Vapt-Vupt), Terminal Intermodal de Cargas do Porto do Pecem (TIC) e Sistema de Cogeração de Energia do Centro de Eventos. Fracalossi revelou que várias propostas e idéias têm surgido no Governo para a formação de novas parcerias. “Estamos em fase de elaboração de um Manual, estabelecendo um modus operandis para a elaboração de projetos de PPP e, ainda, montando uma base desses projetos para permitir o monitoramento do Programa Estadual de PPP”, complementou o coordenador da Cotef.