Menu

Governador debate modelo de operação com Banco Mundial

Com a presença do governador Cid Gomes, o Workshop Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades Sociais e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará será encerrado na manhã desta sexta-feira, dia 25, no Palácio da Abolição. No encontro, o Governador terá uma síntese do workshop, iniciado na manhã desta quinta-feira, para decidir com dirigentes do Banco Mundial os próximos passos e o modelo de operação a ser adotado.

Nesta quinta-feira, secretários estaduais e diretores do Banco Mundial, dentre outros, iniciaram o Workshop, com debates em torno de quatro eixos: Gestão Pública, Crescimento Econômico, Combate às Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental. O encontro foi aberto pelo secretário adjunto da Casa Civil, Carlos Eduardo Sobreira, ao lado do secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, do gerente do Projeto SWAp III, do Banco Mundial, Tom Kenyon, e do diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece), Flávio Ataliba.

Carlos Eduardo disse que o encontro será de alta importância para as negociações com o Banco Mundial acerca da operação SWAp. Para o secretário Eduardo Diogo,  a relação do Governo do Estado com o BIRD representa bem mais que uma parceria. “É uma aliança estratégica”, completou. Salientou o titular da SEPLAG que o workshop é a “celebração de uma semana de reuniões com diversas secretarias e a comitiva do banco para avaliação do SWAp II, em fase de conclusão”. Eduardo Diogo acrescentou que em termos de futuro o debate envolve um terceiro SWAp ou a adoção de uma nova modalidade, proposta pelo BIRD, com foco muito mais em resultados, no caso o P4R. Para o secretário, “é o reconhecimento de que o Estado do Ceará alcançou a maturidade para uma aliança desse modelo, que é um aperfeiçoamento do SWAp”.

O gerente do Projeto SWAp, Tom Kenyon, destacou os avanços que o Ceará tem alcançado, mas salientou que ainda falta muito e lembrou o frase do governador Cid Gomes, ao afirmar que o papel do BIRD é desafiar os clientes. Disse que as apresentações a serem feitas no evento devem responder a três perguntas básicas: quais os desafios, quais as políticas e instrumentos públicos e como esses instrumentos devem ser fortalecidos.

A programação do Workshop nesta quinta-feira teve a presença do secretários da Infraestrutura, Adail Fontenele, da Educação, Izolda Cela, da Controladoria e Ouvidoria Geral, João Melo, do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, das Cidades, Camila Santana, e do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão.