Menu

Governo inicia contatos com o Bird para o SWAp III

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG, iniciou na manhã desta sexta-feira, dia 15, entendimentos com representantes do Banco Mundial no Brasil para a assinatura do acordo da operação SWAp III. O secretário da SEPLAG, Eduardo Diogo, anunciou, durante a reunião, que a disposição do governador Cid Gomes é fazer a terceira etapa da operação no valor total de 600 milhões de dólares.

Eduardo Diogo acrescentou que a disposição do Governo é iniciar a nova etapa dentro do prazo mínimo possível. A missão do Banco Mundial deverá estar de volta a Fortaleza no próximo mês de novembro, quando deverá ser validada a proposta do projeto SWApIII para ser assinada.

“Ficamos à disposição de vocês para construir os novos passos desse acordo”, acrescentou o titular da SEPLAG, destacando a importância das conversações com o Banco Mundial. “Para nós do Governo do Estado é importante não apenas manter essa aliança, mas aperfeiçoá-la e aprofundá-la”, enfatizou Eduardo Diogo.

Participaram também do encontro o secretário adjunto da SEPLAG, Philipe Nottingham, o Diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, Flávio Ataliba, o coordenador Técnico-Financeiro da SEPLAG, Mário Fracalossi, e a assessora da Operação SWAp no Governo do Estado, Cristina Medeiros.

O Banco Mundial esteve presente com o gerente do projeto SWAp no Banco Mundial, Tomas Kenyon, o assessor da Gerência do Projeto, Cristian Quijada Aqua, e os especialistas Clarisse Dall Aqua (Salvaguardas Sociais), Gumars Platais (Meio Ambiente), Isabel Rocha Pimenta (Saúde) e Regis Cunningham (Sênior em Gerenciamento Financeiro).

Durante a reunião, os representantes do Banco Mundial fizeram observações sobre o desempenho do Ceará na segunda etapa da operação. Para o secretário Eduardo Diogo, o recurso é  importante “mas não menos importante é a crítica para melhoria das ações”, pontuou. O papel da SEPLAG, a partir das avaliações técnicas da equipe do BIRD, é aperfeiçoar esses resultados nas setoriais.