Menu

Iniciada Reunião do Pacto Nacional da Criança e Adolescente

  Evento é iniciativa da UNICEF em parceria com o Governo do Estado 

A Reunião do Comitê Nacional do Pacto “Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido”, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG, foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 05/08, no Hotel Oásis. Estão participando representantes dos estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, bem como da Presidência da República e dos ministérios da Saúde e Educação.

O secretário Eduardo Diogo, da SEPLAG, disse “que pela pluralidade das pessoas ali representadas, o evento tem como construir muita coisa nova, porque é no presente que vamos construir o porvir”, referindo a preocupação com as crianças e adolescente. Falou da alegria do Ceará em sediar o evento e aproveitou a oportunidade para informar sobre o projeto que o Governo do Estado assinará com o Banco Mundial, que tem dois eixos que se enquadram nas propostas do Comitê Nacional. São os eixos do meio ambiente, voltado para a qualidade da água, e o de combate à pobreza, com foco na defesa do público infantil.

Ana Márcia Diógenes, Coordenadora do UNICEF no Ceará, afirmou que “precisamos analisar o que já foi feito, elaborar um plano de trabalho e escolher os indicadores que vamos acompanhar e monitorar para garantir o impacto positivo para a infância e adolescente do semiárido”. Ana Márcia entende que se faz necessário trocar experiência e compartilhar os programas positivos desenvolvidos pelos estados e Governo Federal. A coordenadora ressaltou que quase 60% da população pobre do país vivem no semiárido e 70% das crianças e adolescentes da região são afetados pela pobreza.

A presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, Maria Izabel Silva, disse que tem a expectativa que o plano venha a dar continuidade a tudo aquilo que tem feito nos estados para proteger a criança e o adolescente. Para a representante adjunta da UNICEF no Brasil, Antonella Scolamiero, a decisão de continuar com o pacto deve-se aos resultados alcançados nos últimos anos nas políticas de defesa da criança e do adolescente.

A programação terá continuidade na parte da tarde desta segunda-feira, 05/08, com Maria Izabel Silva falando sobre o “Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Avanços e desafios para o Semiárido Brasileiro”. Em seguida, Boris Diechtiareff, Oficial de Monitoramento e Avaliação da UNICEF, abordará a “Atualização dos indicadores sociais de acompanhamento dos resultados do pacto e definição de indicadores a serem monitorados até 2014”.

Os trabalhos serão retomados amanhã, 06/08, às 9 horas, com Rui Aguiar e Tati Andrade, do UNICEF Ceará, falando sobre as “Bases para a elaboração de um Plano de Redução das Desigualdades que afetam os direitos de crianças e adolescentes no Semiárido”. Constam ainda da programação debates sobre os desafios da saúde, da participação social, para adolescência e para o esporte seguro e inclusivo.

Ainda na parte da tarde da terça-feira estão na pauta do evento o Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2013-2016, a escolha do Núcleo Executivo do Pacto para o período 2013-2014 e reunião do Núcleo Executivo.

Estão participando também representantes das secretarias da Saúde, Esportes, Cultura, Desenvolvimento Agrário, Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Cidade, Educação e do Gabinete do Governador.