Menu

Lançamento do trabalho de Planejamento Estratégico com a Fundação Dom Cabral

Sebrae e Fundação Dom Cabral atuam na Reinvenção do Sistema
Durante encontro, foi apresentado o projeto de construção do direcionamento estratégico para os próximos três anos

Na semana anterior, uma série de eventos e ações aconteceram, com o intuito de definir estratégias para a gestão da atual Diretoria Executiva. Entre elas, foi promovido o lançamento da parceria entre o Sistema Sebrae e a Fundação Dom Cabral (FDC). Em encontro que contou com a presença de dirigentes, chefes de gabinete, assessores, gerentes e adjuntos, foi apresentado o projeto de construção do direcionamento estratégico 2020/2023 para o Sebrae em Rede. Após os workshops da Amana-Key, esta é considerada a segunda etapa do trabalho de reposicionamento da instituição e materialização do Sebrae que o Brasil precisa.

Durante o encontro, em nome da Fundação Dom Cabral, o tenente do Corpo de Bombeiros e responsável pelas buscas da tragédia em Brumadinho (MG), Pedro Aihara, deu vida a uma palestra motivacional sobre a construção de legados em um contexto desafiador. Pedro usou como exemplo o desabamento da barragem que aconteceu no início desse ano, e comparou os desafios e valores necessários para ir além do que lhe é demandado e ter sucesso em sua função. “Simplicidade, agilidade, engajamento de equipes, proatividade, comunicação efetiva, adaptabilidade, resiliência, tolerância com o diferente e fé na missão”, citou como essencial.

Como gancho, o presidente executivo da Fundação Dom Cabral, Antônio Batista, ressaltou o cenário atual em que o Brasil vive e a coragem que é exigida das empresas para que seja realizada sua própria transformação. “Para ter sucesso, precisamos definir nosso propósito, escolher o que queremos fazer e, então, fazê-lo da melhor forma”, pontuou. Segundo Batista, para criar o melhor modelo de trabalho, é indispensável que as estratégias sejam bem planejadas, que a instituição seja desenhada e que os colaboradores sejam engajados. “É preciso entender as fragilidades da instituição, além de levar em consideração que haverá momentos de queda, mas só quem cai consegue se levantar mais forte”, completou.

Até o momento, já foram definidas a gestão do projeto e a apresentação da metodologia. Nos próximos três meses, com a participação dos representantes de cada estado, a FDC deverá entregar um diagnóstico do Sistema como um todo, incluindo análise documental e identificação das principais questões estratégicas e expectativas, e o planejamento estratégico, levando em consideração a ideologia do Sebrae, contextos externos e internos, os stakeholders e o modelo de negócio ideal. Em 2020, até abril ou maio, a FDC promoverá capacitações e oficinas com os grupos de trabalho, além de apresentar a metodologia de gestão da performance (sistemática, monitoramento e acordo de resultados).

Reinvenção Sistema Sebrae

Nos dias 16, 17 e 18 de setembro, os dirigentes do Sistema Sebrae, em conjunto com chefes de gabinete, assessores, gerentes e adjuntos, se reuniram em Brasília para eventos estratégicos da instituição. Ações fazem parte do trabalho de reposicionamento da instituição e de materialização do Sebrae que o Brasil precisa.