O governador Cid Gomes se reuniu nesta quarta-feira (21) com os secretários estaduais e diretores de órgãos, no Palácio da Abolição, para a realização da última reunião para avaliar o Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP) do Estado, em 2011. Ao fim da reunião, os valores aplicados no ano chegaram a R$ 3,48 bilhões (não inclui despesas de custeio) , o que representa 84,60%, do total previsto de R$ 4,12 bilhões para 2011.
Com esse valor, certamente, o instrumento do Estado estará mais uma vez entre os maiores do País. Isso porque o primeiro ano de administração é voltado, sobretudo, para ajustes na máquina addministrativa. No ano passado, o Ceará foi o quarto estado, em números absolutos, que mais investiu (atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) e primeiro lugar absoluto em números proporcionais.
Na reunião entre os titulares das pastas estaduais foi feita uma avaliação do andamento de projetos em execução no Estado e um balanço dos investimentos de cada secretaria. Conforme os investimentos do ano, as secretarias que tiveram maior execução orçamentária foram: Gabinete do Governador (99,58%), Casa Militar (99,23), Casa Civil (96,48), Gabinete do Vice Governador (95,9), Defensoria Pública (94,7), Planejamento e Gestão (93,66), Justiça e Cidadania (93,66). As que tiveram menores execução foram: Procuradoria Geral do Estado (64,44%), Conselho do Meio Ambiente (65,42), Corregedoria Geral de Disciplina (71,42).