Menu

Ministra participa da entrega do Mérito Consad

 Outorga fez parte da programação do V Congresso Consad

O secretário do Planejamento e Gestão, e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Administração (Consad), Eduardo Diogo, recebeu, em Brasília, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mirian Belchior, durante a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Consad. A outorga fez parte da programação do Congresso Consad de Gestão Pública, promovido entre os dias 4 e 6 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Participaram também a primeira vice-presidente do Consad, Stela Farias, secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, e a segunda vice, Renata Vilhena, secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, além do ex-presidente do Consad, Sérgio Ruy Barbosa, secretário do Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro.

A medalha é concedida anualmente em reconhecimento a atuação de personalidades voltada para o desenvolvimento de pesquisas ou políticas de gestão pública. Neste ano foram homenageados Pedro César Farias e Nelson Machado. Pedro Farias é especialista líder em Modernização do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento, atuando no apoio a países latino-americanos em projetos de fortalecimento da governança e da capacidade institucional. Nelson Machado foi Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Ministro da Previdência Social e Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O presidente do Consad, Eduardo Diogo, disse que a homenagem representa o reconhecimento à trajetória de vida dos escolhidos, “que são referências de uma melhor gestão pública”. Dirigindo-se à ministra Mirian Belchior, Eduardo Diogo colocou o Consad à disposição do Governo e do Brasil, na busca constante das melhores políticas de gestão pública voltadas para a prestação de serviços com qualidade e eficiência.

A ministra Mirian Belchior ressaltou que a situação do Brasil é boa, “mas não podemos nos descuidar”, salientou, acrescentando que os desafios agora são cada vez maiores. Segundo a ministra, o congresso tem a missão de contribuir para a atualização da agenda de gestão pública no Brasil.

O V Congresso Consad de Gestão Pública contou também com a participação do ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, e do governador de Minas Gerais, Antonio Anastásia. Jorge Hage participou da mesa temática que debateu “Combate à corrupção: iniciativas e resultados esperados”, enquanto o Governador mineiro fez palestra sobre “Os avanços da Gestão Pública em Minas Gerais”.