Menu

Ministro Ayres Britto em Palestra Magna no XXII Encontro Nacional das Assessorias Jurídicas do Sistema SEBRAE

Começa o XXII Encontro Nacional das Assessorias Jurídicas

Ex-ministro do STF, Carlos Ayres Britto, foi convidado para realizar palestra magna

Nos dias 26 e 27 de setembro, acontece o XXII Encontro Nacional das Assessorias Jurídicas, com o intuito de promover debates que objetivem o alinhamento do jurídico junto ao Sistema Sebrae. Colaboradores de diferentes estados acompanham o evento presencialmente ou via Workplace e, durante a abertura, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito, foi convidado para realizar uma palestra magna aos participantes.

Ao iniciar a palestra, o ex-ministro parabenizou o Sebrae pelo excelente trabalho que vem sendo realizado. “O Sebrae é referência nacional e a simples menção de seu nome já desperta uma postura de admiração e respeito em todos nós. Isso se dá, pois trata-se de uma instituição fidedigna às suas respectivas habilidades e funções. É um grande exemplo de empresa que funciona”, pontuou. Durante a apresentação, com sua característica peculiar de frases marcantes e citações poéticas, Ayres Britto exaltou a importância da Constituição brasileira, além de abordar temas como o conceito de nação e a democracia. “Nossa Constituição é incrível e somos um país juridicamente de primeiro mundo. Liberdade, segurança, bem-estar, desenvolvimento, igualdade e justiça são os valores supremos de uma sociedade democrática e todos eles estão elencados na Constituição Federal”, completou.

Porém, segundo o ex-ministro, é essencial que a Constituição brasileira seja bem interpretada para que se abram os caminhos para a consciência. “Quando bem compreendida, a Constituição opera em nós uma postura de visualização não reducionista dos fenômenos jurídicos. Ela nos habitua a enxergar o contexto das coisas de forma sistêmica e panorâmica”, explicou. Para Ayres Britto, é preciso cultuar, cultivar e propagar a Constituição, como forma de superar a crise pela qual o país está passando. “Apesar de seus defeitos, o livro possui um potencial gigantesco de nos emancipar colonialmente e mentalmente.”

O diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, agradeceu a presença de Ayres Britto e acrescentou: “O Ministro é um dos ícones da advocacia do Brasil, mas acima de tudo, é um ser humano incrível, com uma percepção humana formidável do país. A Constituição brasileira vista e interpretada por ele nos dá alegria de viver em um país como o Brasil.” Em seguida, Melles ainda ressaltou a importância da legislação no trabalho que é feito pelo Sebrae. “Formalizamos 17 milhões de brasileiros, demos esperança e força a eles. Não só o Brasil, mas o mundo inteiro é da micro e pequena empresa e, por isso, a legislação deve estar absolutamente em voga e sintonizada com nossos ideais”, completou.

Para o diretor de administração e finanças, Eduardo Diogo, a palestra é de extrema importância para alinhar a liderança jurídica do Sistema Sebrae. “Somos um serviço social autônomo, mas a Constituição nos orienta de diversas maneiras. Para termos boa gestão, e convergir a Constituição com a transformação que buscamos, alinhando a energia e a legalidade”, pontuou. Ao final da manhã, o diretor técnico, Bruno Quick, se juntou ao grupo para uma rodada de perguntas e respostas com o ex-ministro Ayres Britto.

Fonte: Sebrae