Menu

Negociações avançam e Detran volta ao trabalho

Mais uma vez o diálogo e o bom senso foram fundamentais para a suspensão de uma greve de trabalhadores. Assim ocorrem na relação entre o Governo do Estado e os servidores do Detran. Reunida em assembleia na manhã desta quinta-feira, na sede do órgão, a categoria decidiu suspender a paralisação, iniciada as 18 horas do último dia 12, e retornar ao trabalho nesta sexta-feira, dia 22. A decisão ocorreu menos de 24 horas após uma reunião realizada na Secretaria do Planejamento e Gestão pelo secretário da Seplag, Eduardo Diogo, com a presença do superintendente do Detran, João Pupo, e de representantes dos servidores do órgão.

O secretário Eduardo Diogo tomou conhecimento da suspensão da greve ao receber uma ligação da presidente do Sindetran, Eliene Costa, O titular da Seplag estava no município de Itapipoca, onde participou da décima quinta oficina de planejamento do Plano Plurianual Participativo e Regionalizado (PPA) 2012 – 2015. “É motivo de muita alegria ver o resultado concreto da nossa reunião de ontem. Definimos um cronograma para continuarmos avançando nas conversações e ficamos gratos com o reconhecimento do sindicato da categoria”, avaliou o titular da Seplag. Eduardo Diogo reafirmou seu compromisso e a determinação do governador Cid Gomes de priorizar o diálogo constante como base nas relações com os servidores, “daí o Governador ter instituído a Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP)”, lembrou o titular da Seplag.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Detran, Eliene Uchoa da Costa, reconheceu que houve avanços nas conversações com o secretário Eduardo Diogo. Segundo ela, “a reunião na Seplag foi objetiva e consideramos razoáveis os prazos estabelecidos”. Eliene afirmou que sempre acreditou na palavra do governador Cid Gomes, “mas as negociações estavam estagnadas. Agora vislumbramos avanços e decidimos mostrar que também sabemos ser flexíveis, suspendendo a greve”.

O superintendente do Detran, João Pupo, considerou o retorno ao trabalho uma decisão sensata dos servidores em greve, ao lembrar que a  Mesa de Negociação, estabelecida pelo Governo do Estado, foi interrompida com o movimento de paralisação. Ele espera que com a retomada do processo o bom senso seja mantido para preservar o atendimento aos usuários. Segundo João Pupo, a atual administração do Detran tem  respeitado os servidores, que, entre outros benefícios, obtiveram, em 2009, um reajuste que variou entre 20% a 60%, além do reajuste de outro item da remuneração: a produtividade, que passou para 100% do salário base (dos servidores dos níveis fundamental e médio).

Na reunião da última quarta-feira, as partes acertaram que os representantes dos servidores do Detran irão encaminhar para análise da Seplag, até o próximo dia 26, uma proposta de estruturação de cargos/remunerações/atribuições, com base na média ponderada dos nove estados da região Nordeste. Na discussão do item referente à capacitação, ficou acertado uma reunião na próxima segunda-feira, às 9 horas, com a direção da Escola de Gestão Pública para formulação de uma proposta.

O próximo encontro entre Seplag, Detran e representantes dos servidores do Detran será realizado no dia 2 de agosto, às 15 horas, na Seplag, quando o Governo do Estado apresentará sueus encaminhamos aos itens debatidos na tarde de quarta-feira (20): gratificação de titulação, estruturação de cargos/remunerações/atribuições, capacitação, concurso público e a convocação de 58 aprovados em concurso para agente de trânsito. No dia 3, os servidores do órgão voltarão a se reunir em assembleia para avaliação dos encaminhamentos do Governo. A presidente do Sindetran mostrou-se otimista: “Acredito que vamos chegar a um consenso”.