Solenidade contou com palestra sobre “Setor Público & Desenvolvimento”
O lançamento do Prêmio Ceará Gestão Pública – VI Ciclo, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 19/05, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão, com a presença do secretário Eduardo Diogo, que na ocasião reiterou um desafio. “A partir de hoje, o momento em que as inscrições ficam efetivamente abertas, reitero o desafio de envolver, disseminar, e divulgar, para que possamos ter um maior número possível de instituições públicas participando”, afirmou o secretário.
Ele acrescentou, ainda, que mesmo que a instituição não seja premiada, ela terá o benefício de uma consultoria. “A instituição participante terá uma análise e receberá sugestões de aperfeiçoamento, para que possa maximizar tudo aquilo que ela vem fazendo de positivo, e minimizar o que ela vem fazendo e que talvez não seja o mais apropriado para atingir o objetivo daquela instituição”, explicou Eduardo Diogo.
O titular da SEPLAG lembrou ainda a decisão do governador Cid Gomes de acreditar na iniciativa “Em 2008, demos um passo muito importante quando o Governador ancorou o Gespública aqui no Ceará. Já em 2009, foi criado o Prêmio. Ano passado, com a reestruturação da SEPLAG, tivemos a criação da coordenadoria Gespública, com o intuito de apoiar, destacar, as iniciativas que são feitas pela gestão pública em qualquer um dos 184 municípios do Estado do Ceará, instituições federais que aqui se encontram, bem como os 66 órgãos e entidades do Poder Executivo da administração pública direta e indireta”.
O secretário do Planejamento e Gestão finalizou a solenidade de abertura citando dois aspectos da gestão pública que estão sendo discutidos em âmbito nacional, na Agenda Comum de Gestão Pública. “Dois pontos que queremos avançar muito em 2014, sempre com o intuito de beneficiar a população, são a Lei de Greve, para que possamos ter aperfeiçoamento em consonância com a Organização Nacional do Trabalho (OIT), e a relação entre Gestão e Controle, que deve ser aperfeiçoada para o fortalecimento dos bons gestores e das boas práticas de gestão”, pontuou Eduardo Diogo.
A secretária do Planejamento e Gestão do Tribunal de Justiça, Diana Pontes, representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Gerardo Brígido, parabenizou o Governo do Estado pelo incentivo da adesão das instituições ao Programa Gespública. A gerente do Núcleo Estadual do Gespública, Marilac Coelho, fez uma breve apresentação sobre o Prêmio, que tem o objetivo de reconhecer as organizações públicas que evidenciam melhoria gerencial no que diz respeito à inovação, redução de custos, qualidade dos serviços e satisfação do cidadão.
Também estiveram presentes no evento o chefe da Seção de Programas e Projetos do Comando da 10ª Região Militar, Cel Iran Jaborandi, a coordenadora Estadual do Núcleo Gespública, Silvia Kataoka, e a diretora da Escola de Gestão Pública (EGP), Lena Neiva.
Após a solenidade, os participantes assistiram a palestra “Setor Público & Desenvolvimento”, ministrada pelo professor do Curso de Mestrado da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Paulo César Batista, PhD. “Quero que tenhamos um momento de conversa e reflexão sobre o contexto onde vocês estão inseridos. Vamos tratar sobre os propósitos maiores da gestão pública e sobre a relação do setor público com o desenvolvimento”, explicou o palestrante. Durante a apresentação, foram discutidos pontos como o emprego, a renda, a melhoria da qualidade de vida, evolução da cultura, entre outros. O professor abordou, ainda, a repercussão da economia e da sociedade na iniciativa da gestão pública.
SERVIÇO
Inscrições: De 19/05 a 03/06
Como se inscrever? A instituição que deseja se inscrever, deve preencher a ficha de inscrição disponível no site da SEPLAG (www.seplag.ce.gov.br). A ficha deve ser assinada pelo gestor máximo e entregue pessoalmente no Núcleo Estadual do Gespública, localizado no 1º andar do Edifício SEPLAG.