Menu

Presidente do Conpam quer desenvolvimento com meio ambiente

Fazer o desenvolvimento acontecer preservando o Vale. Assim o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, concluiu seu pronunciamento na abertura da segunda oficina de planejamento do Plano Plurianual – PPA participativo, realizado na manhã desta quinta-feira, dia 2, reunindo cerca de 180 participantes representando os municípios de Jaguaribe, Pereiro, Iracema, Potiretama, Jaguaribara, Jaguaretama e Ererê. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Pitombeiras, em Jaguaribe.

Paulo Henrique disse que Jaguaribe tem importante papel no desenvolvimento de toda a região do Vale, mas que só se consolida se todos os municípios da região participarem do processo. “O desenvolvimento não é só do Jaguaribe, mas de toda a região”, acrescentou. O presidente do Conpam fez, porém, uma advertência: “apesar da região ser beneficiada pelo reservatório de água do Castanhão, os municípios de Jaguaribara, Jaguaretama e Jaguaribe apresentam áreas com  acelerado processo de desertificação do Ceará. Quanto mais descontroladamente usarmos a riqueza do Vale, acelerando o processo de desertificação, mais pobres seremos no futuro imediato. E a profecia de que essa região vai se transformar num grande polo de desenvolvimento sustentável pode não se concretizar. É possível ganhar dinheiro, produzir alimentos e preservar o meio ambiente”.

O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, destacou a importância do PPA como importante momento de interagir com a sociedade no sentido de contribuir para a definição das ações que serão efetivamente implementadas nos anos de 2012 a 2015. Citou a mensagem do governador Cid Gomes de, cada vez mais, ter o seu Governo próximo da população. Eduardo Diogo disse que “o compromisso do Governador de ouvir a sociedade vem desde a campanha que o reconduziu para novo mandato, quando determinou que fosse consultado o maior número possível de pessoas para definição das diretrizes para o plano de governo. Ao todo, 10 mil cearenses participaram do processo”.

O prefeito de Jaguaribe, José Sérgio Pinheiro Diógenes, disse ser importante a realização da oficina de planejamento do PPA para atender aos anseios da população da zona jaguaribana. “Temos alguns aspectos fundamentais para o nosso desenvolvimento. O primeiro deles é a consolidação do nosso distrito industrial, que vai gerar emprego e renda para toda a região”. José Sérgio defendeu também a construção de rodovias como a estrada Jaguaribe – Feiticeiro, até o entroncamento com a Padre Cícero, e a ligação Jaguaribe a Jaguaretama, “de fundamental importância para integrar toda essa região”, concluiu. Falaram ainda o coordenador de Projetos Especiais da Vice Governadoria, Francisco Caminha, o secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), Paulo Roberto Nunes, o deputado Leonardo Pinheiro, o prefeito de Jaguaribara,  Edvaldo Almeida Silveira (Bacurau), e o presidente da Câmara de Jaguaribe, Geraldo Diógenes.

Após a abertura os participantes foram divididos em grupos para debates temáticos focados em saúde, cultura e esporte, desenvolvimento social e do trabalho, educação básica, superior, profissional e ciência e tecnologia, segurança pública, justiça e cidadania, desenvolvimento agrário e pesca, desenvolvimento econômico, desenvolvimento urbano e meio ambiente, e infraestrutura e recursos hídricos. O objetivo final era produzir compromissos regionais.

A série de oficinas regionais do PPA Participativo teve início na última quarta-feira, dia 1º, em Icó. Na próxima semana mais dois encontros estão programados; na quarta-feira, em Juazeiro do Norte, e no dia seguinte, em Brejo Santo.