Menu

Presidente do Consad defende cooperação entre estados

  Declaração fez parte da abertura do Congresso, em Brasília

Ao abrir o V Congresso Consad de Gestão Pública, o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará e presidente do Consad, Eduardo Diogo, disse ser importante entender a razão da existência do congresso dentro do objetivo de promover a melhoria da gestão pública no País. Agradeceu ao colegiado do Consad pela oportunidade de estar na presidência, onde além de coordenador e animador, é também um grande espelho onde reflete a opinião da entidade.

Eduardo Diogo citou itens que considerada fundamentais para que se possa alcançar níveis de melhoria da gestão compatíveis com os anseios da sociedade. Defendeu inicialmente a construção de uma gestão cada vez mais participativa e eficiente, salientando a importância do combate à corrupção. Nesse contexto, destacou o importante papel da imprensa.

Outro item citado pelo presidente do Consad. Eduardo Diogo, foi a complementariedade entre o político e o técnico. “Sabemos que todo Governo, que passa por um processo de escolha da sociedade, tem o componente político, que precisa estar aliado do técnico”, acrescentou o presidente do Consad.

O dirigente defendeu ainda uma gestão federativa cada vez mais focada na cooperação. “Devemos competir, mas precisamos também cooperar, para fortalecer o aprimoramento do que já foi construído, além de pensar em fazer o que não foi realizado”, disse Eduardo Diogo, enfatizando também que o Brasil hoje navega por mares seletos e frequenta outro patamar. “Daí ser fundamental promovermos alianças entre o primeiro, o segundo e o terceiro setor”, reforçou.

O presidente do Consad considera que o desafio central é a arte de liderar, afirmando que “só se lidera por meio do exemplo. Daí a obrigação de termos gestores e líderes de mãos limpas e transparentes” Após agradecer a todos que colaboraram para a realização do V Congresso Consad, bem como pelos participantes “que estão aqui para esses três dias de debates sobre gestão pública”, Eduardo Diogo destacou ser o congresso um momento de parar para reflexão, iniciando um novo momento de repartir os aperfeiçoamentos.
Participaram da solenidade de abertura do V Congresso Consad, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 3/6, no auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o secretário adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Walter Correa, representando a ministra Mirian Belchior, o secretário da Administração do Distrito Federal, Wilmar Lacerda, representando o governador Agnelo Queiros, o ministro do STJ, Raul Araújo, o representante do BIRD, Juan Carlo, e o presidente do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan), Gustavo Nogueira.

O representante da ministra Mirian Belchior, Walter Correa, explicou que a Ministra havia agendado sua presença na abertura do Congresso, mas precisou cancelar em razão da convocação para reunião com a presidente Dilma Rousseff. Walter trouxe a mensagem da Ministra, citando os avanços alcançados pelo Brasil nos últimos anos, tendo hoje uma economia sólida e estável, mas a erradicação da extrema pobreza ainda constitui um grande desafio. Enumerou ainda melhorias alcançadas nos diversos setores da gestão pública. Sobre o Congresso Consad, a mensagem da Ministra disse ser um espaço importante para troca de experiências na busca de um estado cada vez mais eficiente.

Após a solenidade de abertura, foi proferida a palestra magna “Desafios à gestão de recursos humanos no setor público hoje: temas estratégicos para os países da OCDE e para o Brasil”, apresentada pela Dra. Elisa Pilichowski, economista e especialista em Governança Pública da Secretaria da OCDE. No início da noite desta segunda-feira, os ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União, e Augusto Nardes, vice-presidente do Tribunal de Contas da União, participam da mesa temática sobre “Combate à Corrupção: iniciativas e resultados esperados”.
Nesta terça-feira, a programação tem início com a palestra do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, sobre “Os avanços da gestão pública em Minis Gerais”. À noite haverá mesa temática sobre “Gestão e Controle de Grandes Eventos Esportivos”, com a participação do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da Dra. Laurine Plazky, vice-diretora geral, Gestão Estratégica do Governo, Secretaria do Premier da Província de Cabo Oeste/África do Sul.

O V Congresso Consad de Gestão Pública prossegue nesta terça-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, devendo ser concluído no final da manhã de quarta-feira, reunindo 2.000 participantes. A mesa de encerramento abordará “Redes sociais e governo: novas formas de comunicação com os servidores e com os cidadãos”, sob a responsabilidade de Claudia Costin, Secretária da Educação do Município do Rio de Janeiro e ex-ministra da Administração.