Menu

Programa de Estágio tem 3.707 vagas para nível superior

Reitores e diretores de universidades e faculdades, secretários de Estado, e dirigentes dos órgãos e entidades da administração estadual tiveram oportunidade de debater o Programa de Estágio do Governo do Estado, apresentado na manhã desta quarta-feira, dia 21. A iniciativa foi da Secretaria do Planejamento e Gestão, com objetivo de dar visibilidade ao programa, disseminando sua divulgação para conhecimento da sociedade. Participaram, dentre outras autoridades, o secretário da Seplag, Eduardo Diogo, o Controlador e Ouvidor Geral, João Melo e o reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Assis Araripe.

O secretário da Seplag, Eduardo Diogo, fez a apresentação do programa e depois convidou os participantes a debater e propor sugestões voltadas para o aprimoramento. O titular da Seplag revelou que o Governo do Estado dispõe de 3.707 vagas destinadas ao nível superior, das quais apenas 450 estão preenchidas. “Temos 3.257 disponibilizadas para seleção de universitários”, acrescentou Eduardo Diogo.

O secretário da Seplag deu ênfase a importância do tripé que sustenta esse processo, constituído pelo Governo do Estado, as instituições de ensino superior e o próprio universitário. “O Governo, por determinação do governador Cid Gomes, abre oportunidades para termos na área pública a contribuição de jovens comprometidos e dispostos, cada vez mais, ao aprendizado”, disse Eduardo, destacando também o papel das instituições de ensino superior, fazendo a interface com o estudante, público alvo do programa.

Por fim, Eduardo Diogo salientou a oportunidade que o universitário tem no Poder Público, “setor da sociedade que tem maior capacidade de transformação. É nele onde acontecem as tomadas de decisões. O universitário terá a chance de participar do Governo e ser agente pró-ativo na sociedade”, reforçou.

O Programa de Estágio estabelece as normas para concessão das bolsas nos 64 órgãos e entidades do Governo. Na seleção para o nível superior, o candidato precisa estar regularmente matriculado e ter cursado, no mínimo, 50% dos créditos do curso, além de participar do processo seletivo. A bolsa mensal é de R$ 503,16 para uma jornada diária de quatro horas.

Diversas sugestões foram apresentadas no debate, como a proposta de criação do estágio voluntário, a ser objeto de estudos pela área técnica da Seplag, conforme determinação do secretário Eduardo Diogo.