A programação de encontros promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), com segmentos da sociedade para debater temas relacionados ao desenvolvimento do Estado, prosseguiu na manhã desta segunda-feira, dia 9. A abordagem envolveu questões de infraestrutura e logística, a partir da apresentação do projeto da Ferrovia Transnordestina (Transnor), feita pelo professor da Universidade Federal do Ceará, João Bosco Arruda. Foi o quarto encontro da programação, que já discutiu inovação, crédito e formação de mão de obra.
Ao abrir a reunião, o secretário da Seplag, Eduardo Diogo, destacou a relevância do tema, lembrando os compromissos do governador Cid Gomes de aprimorar cada vez mais a interlocução com os diversos setores da sociedade. Aproveitou para informar sobre a criação do Conselho Gestor do Complexo Portuário e Industrial do Pecém, que já esteve reunido por duas vezes. No último encontro, com a presença de lideranças da iniciativa privada, foram criados dois grupos de trabalhos para identificar as dificuldades atuais e as potencialidades da área do Pecém. “Esse trabalho vai subsidiar um documento que iremos finalizar em novo encontro no próximo dia 12 para levá-lo ao governador Cid Gomes”, acrescentou o secretário da Seplag.
Em sua apresentação sobre o projeto Transnordestina, o professor João Bosco falou sobre os objetivos do estudo, metodologia, atual sistema macrologístico do Estado, Pólos Geradores de Cargas, cenários e gargalos da rede de fluxo de cargas. João Bosco explicou em suas considerações finais que as conclusões do trabalho foram feitas a partir da análise de cenários, propondo sinalização de prioridades para estudos com foco na Transnordestina como indutora do desenvolvimento.
Ao analisar a apresentação do professor João Bosco, o coordenador do grupo de Infraestrutura e Logística, João Teixeira Júnior, destacou o nível do trabalho, considerando “uma aula de macrologística”. O coordenador de Planejamento da Secretaria da Infraestrutura, Josino Pontes, disse que o Estado está trabalhando para avançar bastante na área de logística para compensar o atraso, acrescentando que o Ceará precisa fazer diferente para ter um diferencial em relação a Pernambuco e Bahia.
Além do secretário Eduardo Diogo, estiveram presentes à reunião o secretário adjunto da Educação, Maurício Holanda, os dirigentes da Cearaportos, Waldir Sampaio, diretor comercial, e José Alcântara, assessor comercial, o coordenador de Planejamento da Seinfra, Josino Pontes, e o engenheiro do DNIT, Silvino Cabral, dentre outros.