Os principais investimentos do Estado foram apresentados aos membros investidores da Companhia Siderúrgica do Pecém pelo secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, na reunião do Conselho de Administração da CSP. Ao abrir a apresentação “Ceará: ontem, hoje e amanhã. Foco no desenvolvimento!”, o titular da Seplag agradeceu o convite para falar “para esse conselho tão importante para a história do Ceará”. Segundo Eduardo Diogo, o governador Cid Gomes tem destacado que o diferencial desse empreendimento está nas pessoas e nas organizações empresariais que compõem. “Vocês da Vale, Posco e Dongkuk formam o “Dream Team”, onde as competências complementares são fundamentais para a consolidação desse processo”, enalteceu o secretário da Seplag.
A apresentação envolveu desde aspectos históricos e culturais do Ceará, a partir das origens e fundação do Estado, que em 2012 comemorará 400 anos, até os grandes investimentos do governo Cid Gomes. Falou do organograma com os 64 órgãos e entidades, as Diretrizes para o Plano de Governo, com os eixos e dimensões, e os instrumentos de planejamentos (PPA, LDO e LOA) e os gerenciais (GPR e MAPP).
Ao abordar os investimentos, mostrou os números do comportamento do PIB do Ceará e do Brasil, acrescentando que o Ceará é atualmente o Estado que mais investe, em termos proporcionais, e o quarto no país, se analisado pelo aspecto de volume absoluto, sendo superado apenas por Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Outro ponto foi a evolução do crescimento no volume de investimentos no primeiro mandato do governador Cid Gomes em relação a anos anteriores e a previsão de atingir até 2014 a marca histórica de 12 bilhões de reais.
Eduardo destacou ainda que esse aumento no valor investido não representa endividamento para o Estado. “Ao contrário, a relação dívida/PIB caiu de 8,4 em 2007 para 5,7 em 2010. Tudo isso é resultado de uma gestão austera nos gastos, cortando supérfluos para poder investir cada vez mais”, revelou.
Foram mostrados projetos do Cinturão Digital, Cinturão das Águas, Eixão (integração das bacias), Sistema Público de Saúde, com a construção de cinco hospitais regionais, 21 policlínicas e 18 Centros de Especialidades Odontológicas e implantação de 129 escolas de educação profissional.
O titular da Seplag falou ainda sobre a infraestrutura ferroviária, metrô de Fortaleza, Acquario, Centro de Eventos e as obras para a Copa do Mundo, com ênfase para o Estádio Castelão. “O Complexo Industrial e Portuário do Pecém ficou fora da apresentação de propósito. Afinal, vocês conhecem melhor que ninguém aquela obra em todas as suas dimensões”, concluiu o secretário, descontraidamente.