Com uma pauta de temas envolvendo ações relativas à Agenda Comum de Gestão Pública, assinada no ano passado com o Governo Federal, e ao VI Congresso Consad de Gestão Pública, o secretário do Planejamento e Gestão, e presidente do Conselho Nacional de Secretário de Estado da Administração, Eduardo Diogo, participou nesta quinta-feira, dia 31/01, de reunião, em Brasília, com o Secretário-executivo Adjunto do Ministério, Guilherme Estrada.
Durante a conversa, Eduardo Diogo falou sobre a primeira iniciativa resultante da criação da Agenda Comum, que é a viagem da missão internacional que levará secretários estaduais do Planejamento e Gestão aos Estados Unidos e Canadá, no período de 6 a 16 de fevereiro de 2013, para conhecer experiências dentro dos eixos temáticos que compõem a Agenda. Os dois trataram ainda de temas relacionados ao VI Congresso Consad de Gestão Pública, programado para o período de 16 a 18 de abril deste ano, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, bem como do 89º Fórum Consad, que será realizado de 27 de fevereiro a 1º de março, em Natal (RN).
REUNIÃO NO CONSAD
Eduardo Diogo esteve reunido também com o Comitê Científico da Consad, que deu início à seleção das melhores propostas de trabalhos e painéis do VI Congresso Consad. O secretário da SEPLAG e presidente do Conselho destacou o aumento do número de propostas recebidas este ano, totalizando 601 trabalhos e painéis. Em 2012, o Consad recebeu 514 propostas. “Isso é evidência de que o Congresso tem evoluído a cada ano”, destacou.
O Comitê é formado por Evelyn Levy, especialista em Gestão Pública, Fátima Cartaxo, especialista setorial do BID, Arlete Araújo, representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ciro Fernandes Christo, representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, José Carlos Vaz, representante da Universidade de São Paulo, Regina Pacheco, coordenadora especial para Administração Pública e Governo (Eaesp), Janann Medeiros, professora da Universidade de Brasília, e Marco Tulio Zanini, professor da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.
Após essa etapa, os autores das propostas selecionadas deverão enviar os trabalhos escritos até o dia 20 de março de 2013. A divulgação dos trabalhos e painéis será realizada no dia 4 de fevereiro, pelo endereço eletrônico www.consad.org.br
GRUPO DE TRABALHO
O Grupo de Trabalho criado pelo Consad para discutir as ações relacionadas à Agenda Comum de Gestão Pública entre a União e os Estados esteve reunido nesta quinta-feira, na sede do Consad, em Brasília (DF). O secretário da Seplag e presidente do Consad, Eduardo Diogo, destacou a importância das orientações do Grupo de Trabalho (GT) para a construção coletiva de iniciativas.
Assinada durante o Fórum Consad & Conseplan, evento realizado em dezembro de 2012, em Belo Horizonte (MG), a Agenda estabelece diretrizes e prioridades de investimentos no campo do fortalecimento da gestão pública, a serem adotadas no período de 2013 e 2016. O documento contempla 10 eixos temáticos, sendo oito deles propostos pelo Consad. “Com a Agenda Comum, a gestão pública é pensada independentemente de mandatos”, observou Eduardo Diogo.
O GT é formado por representantes de Secretarias estaduais. Participaram das discussões Luciana Durand (SP), Marcos Brasil (CE), Carlos Alberto de Matos (DF) e Luiz de Almeida Capela (RJ). Contou ainda com a presença do representante do Departamento de Inovação e Melhoria da Gestão do Ministério do Planejamento, Ubajara Leite.
As deliberações do grupo serão apresentadas ao Conselho no dia 28 de fevereiro, durante o 89º Fórum Consad, em Natal (RN), quando os Secretários poderão indicar seus representantes para participarem do GT e avaliar os encaminhamentos.
NO BANCO DO BRASIL
A última etapa da agenda do secretário Eduardo Diogo nesta quinta-feira em Brasília foi no Banco do Brasil, onde esteve reunidos com o gerente-executivo da Diretoria de Governo do Banco do Brasil (BB), Vasco Sarinelo, e com o gerente Antônio Sávio Lins. O objetivo do encontro foi fortalecer as relações de parcerias entre as instituições. Naquela ocasião, Vasco Sarinelo comentou que o BB orgulha-se em oferecer suporte para iniciativas que têm como objetivo o aperfeiçoamento da gestão. “O Banco do Brasil está apoiando políticas de governo que são essenciais para o desenvolvimento do País. O Consad faz parte disso”, destacou.