Menu

Secretário da Seplag abre curso e destaca 20 anos da Era do Conhecimento

Ao abrir a aula inaugural do Curso de Desenvolvimento Territorial, o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, lembrou que 2011 registra os 20 anos do início da chamada Era do Conhecimento. “O ano de 1991 foi marco dessa nova era basicamente por dois fatos”, disse o titular da Seplag. “Foi o primeiro ano que os investimentos dos EUA em tecnologia da informação superaram todos os investimentos em tecnologia de produção. E o segundo foi o lançamento naquele ano, pelo Papa João Paulo II, da Encíclica Centesimus Annus, que fazia menção comemorativa ao primeiro século da Encíclica Rerum Novarum. A encíclica de João Paulo II dizia que, se antes os fatores determinantes da produção eram o capital e a propriedade, hoje o fator determinante da produção é o homem em si, ou seja, o seu conhecimento”, pontuou Eduardo Diogo.

Conforme o secretário da Seplag, “Isso vai totalmente ao encontro da nossa política aqui na Seplag, por meio da Escola de Gestão Pública. Precisamos fomentar cada vez mais para que o ser humano, que conhece e tem possibilidade de fazer o diferencial no dia a dia de todas as suas iniciativas, esteja cada vez mais preparado para fazê-lo. Eduardo Diogo destacou ser este o grande objetivo quando se fala de recursos humanos para todo o sistema corporativo do Estado. “Trabalhamos para que o governo Cid Gomes possa, em todas suas instâncias de atuação, levar benefícios, serviços eficientes e melhoria da qualidade de vida para todos os 8,5 milhões de cearenses”.

O titular da Seplag fez referência ao momento que vive o Ceará. “Tivemos na semana passada a visita da presidente Dilma, quando foi recebida pelo governador Cid Gomes na Companhia Siderúrgica do Pecém, já com 15% da terraplanagem pronta”, lembrou.  “Há três anos e meio, a grande sonho era viver esse momento”, acrescentou. Para Eduardo Diogo, o Ceará vive hoje uma etapa de grandes obras. “Uma siderúrgica, uma refinaria e uma série de outros equipamentos estruturantes”, destacou. “O povo do Ceará tem que estar absolutamente ligado para que possamos efetivamente obter 100% de pontos positivos, a partir das oportunidades geradas numa grande consonância dos setores privado e público”, conclamou.

Após a palavra do titular da Seplag, a diretora da Escola de Gestão Pública, Lena Neiva, externou sua satisfação por iniciar mais um curso voltado para contribuir para um atendimento melhor, dentro da missão da EGP de desenvolver o processo educacional. “Nosso objetivo não é apenas formar o técnico, mas promover o desenvolvimento humano”, enfatizou a diretora da EGP. Em seguida, a professora Tânia Zapatta proferiu palestra sobre o tema “Desenvolvimento Territorial – governança para uma nova cultura política”.

O curso será realizado na modalidade a distância, até 7 de novembro, com a presença de 504 participantes nas  15 turmas. Ao todo serão 100 horas-aula, reunindo servidores e empregados públicos que atuam na área do desenvolvimento territorial e outros interessados em adquirir maiores conhecimentos sobre o tema. O objetivo é formar gestores, técnicos, educadores e atores sociais capazes de apoiar na gestão participativa do desenvolvimento sustentável do Estado. O conteúdo contempla: conceitos e fundamentos do desenvolvimento; a gestão social do território; a base econômica social e a base econômica local e a nova governança.