Ao final de um dia de reuniões com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e secretários estaduais do Planejamento do Nordeste, o secretário Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão, classificou os encontros como bastante positivo, principalmente pelos compromissos assumidos pelo presidente do BNDES com a região Nordeste. “O banco será o grande sustentáculo dos projetos de infraestrutura e energia renovável, com foco na eólica e solar da região Nordeste, com as melhores taxas daquela instituição. Vale destacar também o compromisso de apoiar os estados na construção de equipamentos integradores da região”, informou o titular da Seplag.
Eduardo Diogo revelou que o Governo do Estado e o BNDES vão desenvolver em conjunto projeto com foco nas compras locais, inclusive as governamentais, envolvendo micro, pequenas e médias empresas. A proposta foi do próprio BNDES e vai ao encontro de uma iniciativa que já estávamos pensando aqui na Seplag”, acrescentou o secretário da Seplag. O objetivo é incentivar as compras locais, principalmente com a vinda dos grandes projetos estruturantes. “É importante que o dinheiro possa circular cada vez mais no Estado”, reforçou o titular da Seplag.
Outro ponto importante foi a disposição do BNDES de financiar a elaboração de projetos executivos para que os estados possam buscar financiamentos. O banco dará apoio financeiro para esses projetos, focados em longo prazo. O presidente Luciano Coutinho informou ainda o interesse do BNDES de promover a universalização do saneamento, com a disposição para atuar junto às companhias de água e esgoto regionais, buscando modelos alternativos para melhor financiar. “Será importante essa aproximação para que as empresas tenham condições de dar um salto na prestação de serviços”, enfatizou Eduardo Diogo.
O secretário da Seplag enalteceu também o compromisso do BNDES de agir como ator para as agências de fomento. “No caso específico do Ceará, vamos trabalhar a relação com a Agência de Desenvolvimento do Ceará, para ver quais parcerias podemos firmar, considerando que a ADECE é a porta de entrada dos grandes investimentos privados do Estado”, explicou Eduardo Diogo.
O encontro dos secretários do Planejamento do Nordeste com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, foi realizado na manhã da última sexta-feira, dia 2, na Sala de Reuniões da Seplag, por iniciativa do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan). O presidente da entidade, Zezeu Ribeiro, secretário do Planejamento da Bahia, destacou a importância do evento para discutir o papel do BNDES no desenvolvimento do Nordeste, especialmente nos projetos de infraestrutura.
Além do Ceará, participaram do encontro os estados da Bahia, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Estiveram presentes também o presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Roberto Macedo, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, Honório Pinheiro, o diretor de Gestão de Desenvolvimento do BNB, Sydrião Alencar Júnior, o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, o presidente da Adece, Francisco Zuza, e dirigentes de agência de fomento e desenvolvimento.
Durante a reunião com os secretários do Nordeste, o presidente do BNDES ouviu atentamente o relato de cada um dos estados, acolhendo as sugestões e demandas para análise da instituição. Luciano Coutinho anunciou que o BNDES concluirá este ano com aumento dos investimentos na região Nordeste, em torno de 20 por cento.