Ao participar do debate sobre a implantação da refinaria no Ceará e as oportunidades de negócios, o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, reafirmou o compromisso do governador Cid Gomes de fazer tudo que estiver ao alcance do Governo do Estado para que a refinaria Premium II possa estar em funcionamento o quanto antes. “Esse compromisso já foi firmado pessoalmente pelo governador Cid Gomes à presidente da Petrobrás, Graça Foster”, reforçou o titular da SEPLAG. .
O debate foi realizado na noite desta terça-feira (24/04), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), numa iniciativa do Centro Industrial do Ceará (CIC), em parceria com a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, FIEC e o deputado federal Danilo Forte, reunindo empresários e representantes dos setores produtivos do Estado. O palestrante foi o diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, que assegurou: “Essa refinaria é pra valer e vai sair, porque a Petrobrás e o Brasil precisam”.
Representando o governador Cid Gomes, o secretário Eduardo Diogo destacou a importância da grande aliança entre o Governo do Estado e a iniciativa privada, num esforço para reverter o quadro de desigualdade social que afeta parte da população de um estado pobre que trabalha para superar as dificuldades. Contudo, o secretário da SEPLAG destacou avanços importantes nos últimos cinco anos, colocando o Ceará como quarto estado em volume absoluto de investimentos e em primeiro em volume proporcional.
Para Eduardo Diogo, obras como a refinaria e a siderúrgica vão mudar o perfil econômico do Estado, com a elevação do PIB estadual. “São obras que, ao final da próxima década, possibilitarão um considerável incremento na arrecadação do Ceará, além de permitir ao Estado um grande salto para o futuro”, disse o secretário da SEPLAG.
Participaram também do evento a presidente do CIC, Nicole Barbosa, o vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, representando o presidente da entidade Roberto Macedo, o coordenador da AJE de Fortaleza, Tiago Diógenes, o ex-governador Luiz Gonzaga Mota e o diretor da MPX, Fernando Moura.
Em nome da FIEC, Carlos Prado, parabenizou os organizadores por “tão expressivo evento” Carlos Prado lembrou que a refinaria é um antigo sonho do povo cearense e agora representa uma grande oportunidade de negócios para as empresas do Estado. Para a presidente do CIC, Nicole Barbosa, as atividades da refinaria despertam grande interesse da indústria e do comércio: “Esse é um importante momento para discutirmos as diferentes oportunidades de negócios com diferentes segmentos da economia e da academia”.