Menu

Secretários debatem ações de combate à pobreza

O combate a pobreza no Ceará foi tema de reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 23, na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em preparação para um encontro que acontecerá no final da tarde da próxima terça-feira, dia 28, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Brasília, com a presença dos secretários Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão, e Evando Leitão, do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Segundo o titular da Seplag, o objetivo da reunião desta quinta-feira foi promover um entendimento conjunto dos setores do Governo estadual com foco no que deve ser priorizado no combate à pobreza e miséria no Ceará. As secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) apresentaram as iniciativas que consideram prioritárias dentro do contexto “para que possamos ver o que pode ser aproveitado numa ideia única”, reforçou Eduardo Diogo.

Os secretários Evandro Leitão, da STDS, e Nelson Martins, da SDA, apresentaram as principais ações e projetos de suas pastas para superação da pobreza no Estado, observando os eixos de garantia de renda, acesso a serviço público e inclusão social. Evandro destacou o trabalho da STDS para promover a inclusão social e produtiva da população extremamente pobre do Ceará, tendo como um dos principais objetivos a elevação da renda familiar per capita das famílias que formam esse segmento. O secretário da STDS salientou a importância de que as ações propostas possam ter seus objetivos atingidos.

Nelson Martins enumerou os diversos projetos que a SDA executa no eixo de acesso a serviços públicos, como a construção de cisternas de abastecimento, projeto de aquisição de alimentos, habitação nos assentamentos, energia elétrica trifásica, sistema simplificador de água com dessalinizador e aquisição de leite bovino e caprino. Citou ainda iniciativas de inclusão sócio-produtivas.

A gerente do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), Flávia Teixeira, falou sobre a atuação do Fecop, fazendo um paralelo com as iniciativas propostas pelo projeto Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. O diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, Flávio Ataliba, fez apresentação do Plano de Combate à Extrema Pobreza no Ceará, entregue ao Governo Federal, em maio do ano passado pelo governador Cid Gomes e pelo secretário Eduardo Diogo.

Ao final da reunião, ficou definido que um grupo de trabalho constituído por técnicos da Seplag, STDS, SDA e Ipece fará um realinhamento das ações do Governo do Estado voltadas para o combate à pobreza. A proposta será apresentada na próxima segunda-feira, dia 27, aos secretários Eduardo Diogo, Nelson Martins e Evandro Leitão, que definirão o documento final a ser levado à reunião em Brasília, no dia seguinte.

“O combate à pobreza é muito mais abrangente, envolvendo ações de educação, saúde, saneamento, habitação, dentre outras. Nesse momento, focamos com a STDS e DAS. No MDS, prospectaremos novas possibilidades para levarmos à deliberação conclusiva do governador Cid Gomes”, enfatizou o secretário da Seplag, Eduardo Diogo.