Ao comentar a pauta do 84º Fórum do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Administração (Consad), aberto na manhã desta quinta-feira, dia 17, em Florianópolis, com a presença do governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, considerou os temas como “da maior importância pela abrangência e consistência”. Primeiro vice-presidente do Consad, Eduardo Diogo reportou-se sobre a discussão em torno do Regime Diferenciado de Contratos por conta da Copa do Mundo de 2014 como uma boa proposta para aperfeiçoamento da Lei 8666.
Com a presença de secretários estaduais e representantes de quase 20 estados, o encontro foi aberto pelo governador João Raimundo Colombo, salientando a importância do papel do Consad de estabelecer política de integração e unidade dos estados. O Governador analisou em seguida o momento democrático do país, onde a sociedade quer bem mais do que o direito do voto livre. “Quer conhecer o funcionamento das instituições. Quer saber, por exemplo, por que o Judiciário ganha mais que o Executivo”. Raimundo Colombo disse ainda que o mundo complexo decorrente do novo momento da sociedade é um grande desafio para todos.
O presidente do Consad e secretário do Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, Sérgio Ruy Barbosa, lembrou ser esta a terceira vez que o encontro é realizado em Santa Catarina. “A última vez foi há três anos, quando o Estado vivia a angústia das enchentes”, acrescentou. Sérgio Ruy informou que o Consad tem dedicado especial atenção ao debate em torno da gestão de pessoas. “No encontro anterior, em Porto de Galinhas (PE), discutimos o assunto uma manhã inteira e aqui vamos aprofundar as discussões, principalmente sobre os impactos da PEC 300 e do piso do magistério”, informou o presidente do Consad.
Secretário Eduardo Diogo entre o presidente do Consad, Sérgio Ruy, e o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo