Menu

Seminário de Altos Estudos debate gestão por mérito

“Gestão por mérito na administração pública brasileira” foi o tema da palestra do secretário Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão (SEPLAG), nesta quinta-feira, dia 21 de junho, no II Seminário de Altos Estudos sobre Administração Pública, realizado no Hotel Praia Centro. Destacou de inicio, “que não se pode falar de mérito, de competência, se não nos conhecermos”, como ponto de partida para realizar “uma gestão de excelência”.

O secretário Eduardo Diogo disse que o mérito principal é a capacidade de cada um realizar em conjunto, a partir da definição do perfil das equipes, tendo como base os sistemas solar e constelar. O sistema solar, segundo ele, a liderança baseia-se no poder, enquanto a constelar, a mais apropriada, a liderança fundamenta-se na competência e o compromisso surge com a participação e envolvimento de todos.

Entre os aspectos facilitadores do sistema constelar, o Secretário citou a atitude lúcida, rapidez, antecipação e inovação, que consiste em “pensar o que não foi pensado e entender o mundo no qual você está inserido”. Eduardo Diogo afirmou, no entanto, que se deve levar consideração os aspectos normativos, além do político e técnico, “observando o peso de cada um”.

Como referência da gestão por mérito, deu o exemplo do Governo Cid Gomes, que tem focado sua administração no resultado, e que está “sendo todo o tempo avaliado”. Fusão de secretarias, investimentos nos setores sociais e de infraestrutura, foram exemplos apontados pelo titular da SEPLAG como modelo de administração pública, atualmente apontada como uma das melhores do país.