O secretário Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão (SEPLAG), representou o governador em exercício, Domingos Filho, na entrega da Medalha do Mérito Funcional a oito servidores estaduais agraciados por ações inovadoras no serviço público. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (25/10), no salão multiuso do Centro de Convivência do Servidor Público, no Cambeba, e teve a participação dos corais da SEPLAG e Secretaria da Educação.
A iniciativa que faz parte da programação da Semana do Servidor Público Estadual 2012, dentro da política do Governo do Estado de valorização da categoria. A Semana é organizada pela Escola de Gestão Pública (EGP), vinculada à SEPLAG, com a participação das secretarias da Cultura, do Esporte e do Trabalho e Desenvolvimento Social. Além da medalha, os agraciados recebem o Prêmio do Mérito Funcional, correspondendo ao total das vantagens financeiras que o servidor recebe por mês.
Depois de agradecer a presença das autoridades e servidores, o secretário Eduardo Diogo ressaltou o trabalho desenvolvido pela Escola de Gestão Pública (EGP). O Secretário disse que os oito servidores premiados “representam 100% dos que integram o governo de referência do governador Cid Gomes, sempre visando a excelência do serviço público prestado à sociedade cearense”. Ressaltou a política de estimulo e valorização do servidor, “porque nós nascemos para ser felizes”.
Em nome dos agradecidos falou o servidor da Cearáportos, Márcio Mamede, que destacou a importância da medalha, e disse que os oito vencedores sentem-se honrados. Disse que “o servidor público trabalha visando o bem-estar das pessoas, tendo como princípio o zelo, a honra e o compromisso com a causa pública”. Segundo ele, quando não se acredita no presente, compromete-se o futuro, por isto “enxerga o mundo sempre pela ótica do otimismo”.
Foram agraciados com a Medalha e Prêmio do Mérito Funcional os seguintes servidores Wanderson Pereira, da Sejus, com o trabalho “Mão nas Asas”; Luciano Guedes, da Seduc, autor do projeto “Sustentabilidade no Monitoramento e Controle do Aedes Aegypt: Uma Alternativa Ecossistêmica para uma Problemática Nacional”; João Monteiro, da STDS, com “Laboratório de Inclusão”; Valéria Pascoal, da DAS, responsável pelo “Projeto Cidadania e Consumo Sustentável: Nossas Escolhas Fazem a Diferença”; Georgia Sâmara, do Issec, foi agraciada como autora do “Sistema de Gestão de Cursos”; Márcio Mamede, da Cearáportos, elaborou a “Campanha Contra o Trabalho Infantil”; Dulce Ane Pitombeira, da Sefaz, ganhou a honraria com a “Gincana Natalina”; e Rosenaldo Braga, do Nutec, com a “Mini Usina de Biodiesel para Testes em Bancada”.
A solenidade contou com as presenças dos secretários Evandro Leitão, do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do presidente Paulo Henrique Lustosa, do CONPAM, dos Secretários Adjuntos Philipe Nottingham, da SEPLAG, João Marcos Maia, da SEFAZ, Almir Bittencourt, da SECITECE, do secretário executivo Pedro Castelo, da SECITECE, Glauter Gomes, da SPA, Geraldo Bertolo, da CGD, do presidente Lindberg Gonçalves, do NUTEC e da superintendente Lúcia Rocha, do ISSEC, e a diretora da EGP, Lena Neiva.
A Medalha do Mérito Funcional é uma iniciativa do Governo do Estado concedida anualmente, reconhecendo os trabalhos realizados pelos servidores. Os trabalhos foram julgados e selecionados pelas comissões Setoriais e Mistas, condenadas pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), vinculada à SEPLAG.